Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Terça - 15 de Janeiro de 2008 às 10:52
Por: Fabíola Tormes

    Imprimir


Considerada uma enfermidade altamente contagiosa, a Febre Aftosa começa seu período de vacinação em 2008 (1ª etapa), em todo Mato Grosso, a partir do dia 1º de fevereiro. Nesta primeira etapa, que vai até o dia 28 de fevereiro, os animais de zero à 12 meses devem ser vacinados.

De acordo com a médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), Unidade de Tangará da Serra, Rosana Viana Scapini, esta é a menor etapa, mas tecnicamente a mais importante. É a menor em termos quantitativos, mas no aspecto técnico é a mais importante porque será feito um reforço de vacinação naqueles animais que, teoricamente, estão mais suscetíveis a ter a doença caso tenha retorno de atividade viral. “A única prevenção para aftosa é através da vacinação. Portanto, pretendemos atingir os 100% de imunização nesta primeira etapa”, diz Rosana Scapini, ressaltando que os pecuaristas que não vacinarem o rebanho nesta primeira etapa serão multados.

A multa pela não imunização por cabeça é de 2.25 UPF (Unidade Padrão Fiscal de Mato Grosso), que varia em aproximadamente R$ 60,00 por cabeça. “Aproveitamos ainda para alertar a todos pecuaristas para que venham até a Unidade do Indea em Tangará para fazerem a progressão da idade dos animais”, explica, salientando ainda que a evolução da idade é para aqueles animais que já atingiram idade superior a 12 meses.

De acordo com o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, o produtor é o responsável por comprar a vacina, conservar, aplicar e comunicar a vacinação aos órgãos competentes, independentemente da quantidade de animais no rebanho. O prazo para a comunicação será 10 de março.

Nesta primeira etapa serão vacinados aproximadamente 33 mil cabeças, de um total de 250 mil em Tangará da Serra. Em maio ocorre a segunda etapa, quando serão vacinados os animais de 0 a 24 meses. A terceira etapa ocorre em novembro, quando todo o rebanho deve ser vacinado.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190370/visualizar/