Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 14 de Janeiro de 2008 às 19:50

    Imprimir


Copenhague, 14 jan (EFE).- O jornalista norueguês Carsten Thomassen faleceu hoje em conseqüência dos ferimentos sofridos horas antes em um atentado suicida realizado em um hotel de Cabul, assumido pelos insurgentes talibãs, enquanto um funcionário do Ministério de Assuntos Exteriores da Noruega permanece em estado grave.

Thomassen, de 38 anos, morreu na mesa de cirurgia do hospital de campanha tcheco no aeroporto internacional de Cabul, para onde foi levado junto com o funcionário ferido, informou a publicação "Dagbladet", para o qual o jornalista trabalhava, em sua edição digital.

Até o momento foram registrados sete mortos e cinco feridos no ataque suicida contra o luxuoso hotel Serena, no centro de Cabul.

O jornalista e o funcionário faziam parte da comitiva que acompanhava o ministro de Assuntos Exteriores norueguês, Jonas Gahr Store, que escapou ileso, durante visita ao Afeganistão.

Salah Adin al-Ayoupi, porta-voz talibã, declarou à edição digital do jornal norueguês "Nettavisen" que os terroristas não sabiam da presença de Store e que o atentado não era contra ele, embora todas as pessoas relacionadas à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) estivessem a salvo.

Al-Ayoupi aproveitou para pedir a retirada das tropas da Noruega, que mantém 500 soldados no Afeganistão integrados à Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf), sob comando da Otan e mandato da ONU.

O primeiro-ministro norueguês, Jens Stoltenberg, antes da morte de Thomasssen tornar-se pública, negou que o atentado vá alterar a política norueguesa no Afeganistão.

"É um ataque inaceitável contra civis e um novo e duro golpe contra o trabalho pela paz e estabilidade no Afeganistão", disse Stoltenberg.

Em declarações à edição digital da publicação norueguesa "VG", Store qualificou o atentado como um dos momentos "mais dramáticos de sua vida".

"Pediram que nos jogássemos no chão debaixo de uma mesa. Permanecemos quietos por dez minutos, até que dois dos nossos seguranças realizaram uma evacuação armada e pudemos chegar a uma área segura no porão", disse Store.

O presidente afegão, Hamid Karzai, convidou Store a passar a noite em sua residência pessoal, mas teve a oferta rejeitada, informaram fontes oficiais norueguesas.

O Governo da Noruega ainda não decidiu se vai suspender a viagem de Store, que amanhã seguiria para o interior do Afeganistão.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190450/visualizar/