Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 13 de Janeiro de 2008 às 13:47

    Imprimir


A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou neste domingo (13) que o Irã concordou em informar suas atividades nucleares no prazo de quatro semanas. O chefe da Organização Iraniana de Energia Atômica (Oiea), Gholamreza Aghazadeh foi quem informou o acordo.

“Tentaremos responder a todas as perguntas em suspensa até meados de fevereiro, antes do informe que Mohamed ElBaradei [diretor-geral da Aiea] deve apresentar em março aos membros do Conselho de Governadores”, disse Aghazadeh.

A declaração ocorre no dia seguinte a uma visita a Teerã de ElBaradei, que cobrou a cooperação iraniana com a Agência Internacional para mostrar “o máximo de transparência”.

Em conversas em Teerã sexta-feira (11) e sábado (12), o diretor-geral da Aiea, o guia supremo iraniano, aiatolá Ali Khamenei, e o presidente Mahmud Ahmadinejad estabeleceram um prazo máximo de quatro semanas para finalizar o "documento de trabalho" que deve esclarecer todas as questões pendentes.

Atrasado

Em agosto de 2007, O Irã se comprometeu a dar todas as respostas necessárias a Aiea antes do fim do ano, mas o chefe da Aiea indicou nessa sexta-feira que o prazo havia sido ampliado até março.

De acordo com Aghazadeh, o Irã espera que “o conjunto de respostas sobre o passado e presente do programa sejam suficientes e que o país volte a uma situação de normalidade”, ou seja, que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) não ofereça sanções a Teerã.

O Irã deve oferecer explicações sobre seus experimentos com polônio, sua mina de urânio em Ghacin e estudos supostamente vinculados a um programa nuclear militar.




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190636/visualizar/