Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Domingo - 13 de Janeiro de 2008 às 12:48

    Imprimir


O ex-presidente do Conselho Regional de Economia de Mato Grosso (Corecon-MT), Pedro Calmon Pepeu Garcia, foi mantido pelo presidente Lula na diretoria da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), recriada após enfrentar uma série de escândalos e de ter sido transformada em Agência de Desenvolvimento da Amazônia (ADA). Dessa vez, Pepeu se sustentou no cargo dentro da cota do PR, numa articulação do governador Blairo Maggi. O curioso é que Pepeu é "cria" do opositor PSDB. Ele foi secretário de Estado de Administração e de Trabalho, Emprego e Cidadania nos governos dos tucanos Dante de Oliveira (1995/2002) e Rogério Salles (2002).

Ainda no governo do presidente Fernando Henrique, Pepeu Garcia, que tem perfil mais técnico, mas que, nos bastidores, se articula politicamente como nunca, compôs a diretoria da Sudam. Com o "estouro" de várias denúncias sobre projetos fictícios e outras irregularidades, o governo resolve extinguí-la. Pepeu retorna a Mato Grosso e reintegra a gestão do PSDB, desde vez como secretário de Trabalho, Emprego e Cidadania de Salles, que concluiu os últimos oito meses dos oito anos do mandato de Dante. Em seguida, é recriada a ADA. Em julho de 2002, Pepeu é nomeado de novo como um dos diretores. Em 2003, o presidente Lula resolve recriar a Sudam e Pepeu é, de novo, contemplado com cargo. A autarquia surgiu pela primeira vez em 1966, no governo Castelo Branco, com a finalidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, criando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais.

Agora, o governo federal decidiu promover mudanças nas diretorias das autarquias. Pepeu iria ser exonerado, não fosse o apoio da bancada federal mato-grossense, mas principalmente de Maggi. O governador reivindicou junto ao presidente Lula que Pepeu fosse mantido no cargo dentro da cota do PR, apesar do ex-tucano estar hoje sem partido. Lula aceitou o pleito de Maggi, de quem virou um dos principais aliados desde a campanha do segundo turno de 2006.

Já em relação a diretoria do Banco da Amazônia S/A, MT acabou perdendo espaço com a aposentadoria de José Serafim, substituído por indicação de outro Estado.




Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/190642/visualizar/