Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 24 de Maio de 2013 às 21:44
Por: FÁBIO GUIBU

    Imprimir


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta sexta-feira (24), no Recife (PE), que enfrentará o debate com a categoria dos médicos no país para "quebrar um tabu" em relação à contratação de médicos estrangeiros.

Padilha quer colocar em prática um plano de atração de médicos formados em outro países para suprir de forma emergencial a falta de profissionais em áreas carentes e distantes do Brasil.

"Não pode ser tabu o Ministério da Saúde fazer uma política de atração de médicos estrangeiros, porque não é tabu em lugar nenhum do mundo", disse.

"Na Inglaterra, 40% dos médicos foram formados fora da Inglaterra. Nos Estados Unidos, de cada quatro médicos que atendem o povo americano um foi formado fora do país. E no Brasil, apenas 1% dos médicos foram formados fora", declarou.

Padilha confirmou que o governo brasileiro já conversa com outros países para trazer esses profissionais e citou a Espanha onde, segundo ele, há 20 mil médicos desempregados devido à crise econômica internacional.

"Eu, como ministro da Saúde, não vou ficar vendo nosso povo precisando de médico e vendo a possibilidade de a gente atrair profissionais com qualidade para atuar exclusivamente nas áreas carentes, nas periferias das grandes cidades e nos municípios do interior", afirmou. O governo prevê a contratação por um período de três anos.

Padilha esteve no Recife para participar da solenidade de entrega de 47 ambulâncias do Samu, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/19115/visualizar/