Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 09 de Janeiro de 2008 às 08:22

    Imprimir


Mobilização contra febre amarela. A preocupação agora é com o alerta aos turistas que desembarcam no país para as férias de verão. Embaixadas, agências de turismo - todos estão envolvidos na divulgação. O Governo federal também vai fazer também uma campanha de esclarecimento nos aeroportos, rodoviárias e outros locais de acesso de turistas.

Uma medida simples será recomendada a todas as embaixadas do Brasil no exterior: a vacinação contra a doença. A orientação, do Itamaraty e ministérios do Turismo e Saúde, é dirigida a estrangeiros e brasileiros que estejam indo para áreas de risco.

Um novo caso da doença, em Minas Gerais, preocupa especialistas. Um pecuarista que viajou do Acre para Belo Horizonte está internado com sintomas da doença. A Fundação Ezequiel Dias, de Minas, analisa amostras de sangue do paciente.

A médica Fernanda Souza diz que entre os sintomas da febre amarela estão febre e dor abdominal; mucosas, pele, olhos e língua amarelados e, nos casos mais graves, hemorragia.

Vacinação

O Ministério da Saúde já reforçou a vacinação nas áreas consideradas de risco. A Região Norte do Espírito Santo recebeu 20 mil doses de vacina.

No Noroeste de São Paulo, quase 300 cidades que ficam perto da divisa com Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também são consideradas áreas com risco de transmissão.

Em Goiânia, muita gente procurou o posto de vacinação no aeroporto. Cinqüenta municípios de Goiás estão em alerta por causa da febre amarela.

Em Pirenópolis (GO), a terça-feira (8) foi de correria para tomar a vacina. Em alguns postos, a dose acabou faltando. O motivo de tanta preocupação nessa cidade foi a morte de um homem de 38 anos, que passou o réveillon na cidade. Graco Carvalho morava em Brasília e foi internado depois de voltar do passeio em Goiás. Os exames que vão apontar o motivo da morte só ficam prontos na semana que vem, mas os médicos que cuidaram de Graco dizem que ele estava com febre amarela.

Gabinete de crise

O Ministério da Saúde criou um gabinete de crise para acompanhar o problema. A Fundação Oswaldo Cruz vai produzir 30 milhões de doses de imunização, o dobro da produção atual. A vacina é a única forma de evitar a doença.

“A recomendação é: se você não foi vacinado para febre amarela nos últimos dez anos, por favor, procure o posto de vacinação para tomar a vacina”, pede o secretário de Vigilância em Saúde, Gerson Penna.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/191215/visualizar/