Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 03 de Janeiro de 2008 às 05:32
Por: Ney Santana

    Imprimir


Um modelo de parceria, inspirado no que já vem sendo feito em algumas Câmaras, é o que defende o novo presidente do legislativo de Nortelândia para 2008. Vagnir Barbosa Batista, o Liu, que assumiu o comando da Câmara Municipal nesta terça-feira, dia 1º, espera que fazendo economia nos gastos os vereadores possam ajudar a prefeitura na realização de obras em favor da população nortelandense.

A parceria entre legislativo e executivo, aliás, dominou o discurso de Liu durante a solenidade de posse, que lotou o plenário da Câmara de Nortelândia. Além de sete dos nove vereadores da Casa, estiveram presentes autoridades políticas como o prefeito Vilson Ascari e o vice, Antônio Meira.

A mesa diretora, encabeçada por Liu, conta ainda com os vereadores Paulo César da Silva, o PC, na vice-presidência, e mais Athayde Bastos Guimarães, Mariano Gomes Miranda e Ana dos Anjos Martins Perón, respectivamente, na primeira, segunda e terceira secretarias. O mandato vai até 31 de dezembro.

Vestido de branco (segundo ele, para pedir “paz na condução dos trabalhos ao longo de 2008”), Liu ressaltou a importância de ter percorrido todos os cargos na mesa diretora da Câmara até assumir a presidência. “Foi terceiro, segundo e primeiro secretário; depois, vice-presidente. Agora chegou no topo, o que é uma alegria, mas também um compromisso e uma responsabilidade muito grandes”, discursou.

Sobre a parceria com a administração pública, fez questão de explicar que não se trata de uma novidade. “É um modelo que a gente vê acontecendo em outros municípios e quer, com o apoio do executivo, aplicar também aqui, em Nortelândia”, explicou, garantindo que mesmo pequena a Câmara “pode fazer economia e devolver recursos à prefeitura para realizar obras que beneficiem todos os bairros da cidade”.

Sobre o fato de assumir o comando do legislativo em ano eleitoral, Liu encara como uma missão especial. “Sei que haverá uma cobrança maior, exatamente por causa das eleições, mas também sei que, trabalhando com caráter, humildade e honestidade, poderemos superar qualquer momento difícil e dar ao povo de Nortelândia uma administração do legislativo a mais transparente possível”.

Além de Liu, todos os demais membros da nova mesa diretora fizeram o juramento de posse, além de assinar o termo. Alguns, como Mariano, destacaram a honra e a competência do novo presidente, mas quem causou maior rebuliço na platéia presente ao plenário foi mesmo o sempre polêmico PC (que fez alusão, inclusive, ao fato de Liu estar assumindo a presidência por força de um mandado de segurança, expedido pela juíza da Comarca de Nortelândia).

PC ainda não poupou os desafetos, notadamente a administração pública e o vereador Luiz Garcia Taborda, que acabara de deixar o comando do legislativo nortelandense. “Fiz 31 indicações ao prefeito, apenas uma foi atendida. Fiz 22 denúncias e em duas eles já foram condenados”, acentuou o vereador. Sobre Liu, de quem será vice-presidente, PC pediu para não se esqueça de quem o apoio nas eleições realizadas no ano passado. “Ninguém do seu próprio grupo votou em você. Lembre-se disso”, acrescentou.

Garcia: “Dever cumprido”

Logo depois de passar as chaves da Câmara e dar posse ao novo presidente, o vereador Luiz Garcia discursou. Fazendo um balanço da sua atuação à frente da Câmara em 2007, ele afirmou aos presentes ter feito um mandato guiado por um fio condutor: a vontade da coletividade. “Fiz um mandato baseado na humildade, sem vaidades e respeitando as diferenças”, afirmou.

Destacou ainda a harmonia entre legislativo e executivo como fundamentais para o desenvolvimento de Nortelândia. “Foram muitas as ações que conseguimos em conjunto”, ressaltou, enfatizando a situação financeira da Câmara. “Passo a presidência a você, Liu, com as contas da Câmara em dia e sem dever nada à praça”.

Vilson Ascari e Antônio Meira foram rápidos, mas concisos em suas falas. O prefeito não deixou de enfatizar a importância dos servidores tanto da Câmara como da prefeitura no trabalho cotidiano de fazer “uma Nortelândia melhor”. Ele ainda conclamou a nova mesa diretora a manter a harmonia com o executivo. “Os três poderes precisam estar antenados para que o município se desenvolva”.

Já o vice-prefeito fez um elogio em forma de aviso a Liu: “Todos que moramos e amamos Nortelândia sabemos da sua responsabilidade, mas o muito que lhe foi dado também lhe será cobrado”, disse Meira. A sessão solene foi encerrada por volta das 22 horas. Salgados e refrigerantes foram servidos à platéia e aos convidados. As sessões ordinárias voltam a partir de 15 de fevereiro.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/192158/visualizar/