Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 24 de Dezembro de 2007 às 22:23

    Imprimir


As Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte) cedeu para o Horto-Florestal de Cuiabá um acervo artístico com informações ornitológicas (ramo da biologia que se dedica ao estudo das aves) sobre 500 espécies de pássaros e aves brasileiras, plastificado e afixado numa bancada, onde pode ser utilizado como fonte de pesquisas, estudos, ou simplesmente, manuseado por curiosidade. O material foi utilizado no projeto "Brasil 500 Pássaros", utilizado em nove estados do país, em 2000, durante as comemorações de 500 anos do país.

O projeto nasceu há mais de 15 anos, quando o Museu Paraense Emílio Goeldi realizou um estudo da avifauna na área de influência do que viria a ser o reservatório da Usina Hidrelétrica Tucuruí. Esse material pode ser acessado no site da Eletronorte (www.eln.gov.br), no link que leva o mesmo nome do projeto.

Em Cuiabá, o material foi trabalhado em mais de 50 escolas a partir daquele ano e a intenção foi a de levar crianças do ensino fundamental a aprender sobre a importância do meio ambiente e a necessidade de sua preservação para o futuro. "Aqui esse material será muito útil. Recebemos muitas visitas de estudantes e agora, além de uma biblioteca, teremos um atrativo a mais para a pesquisa", avalia o gerente de Parques e Jardins do Horto, o engenheiro florestal Ronaldo da Costa Marques.

Na coleção Brasil 500 Pássaros podem ser encontrados desenhos dos pássaros, seus nomes populares, em português e inglês, além de uma breve descrição sobre a espécie, seu habitat e características. Entre eles existem espécies tais como o tucano-de-bico-verde, o pica-pau-de-bico-amarelo e quando há diferença entre o macho e a fêmea, a imagem de ambos é registrada.

Marques informa que por dia cerca de 200 pessoas, entre estudantes, turistas e curiosos visitam o Horto-Florestal. O local tem uma área de 13 hectares e está localizado na região do Coxipó. O local é coordenado por duas gerências, uma de Parques e Jardins e outra de Visitação. A primeira é responsável pela produção e doação de mudas, pela poda de árvores na cidade, pela arborização, jardinagem, construção de parques e também pelo plantio. A outra, por receber e guiar os visitantes.

O gerente de Parques e Jardins informa que o Horto conta com árvores nativas e exóticas de várias espécies, além de animais como pássaros, cotias, macacos de três espécies diferentes, esquilos, cobras não peçonhentas, jacarés, peixes, lagartos, patos, saracuras, gambás, entre outros. Ele lembra que a visitação ocorre das 7h às 11h30 e das 13h às 17. O Horto também faz a doação de duas mudas, de árvores frutíferas tais como jabuticaba, caju, manga, jaca, pitanga, pitomba, acerola, ou nativas e ornamentais, por pessoa.

O gerente lembra que em 2007 foram plantadas 1,9 mil mudas em Cuiabá. "A doação é bem vinda e tem tudo a ver com o nosso ambiente".




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/192922/visualizar/