Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 21 de Dezembro de 2007 às 08:49
Por: Suelene Gusmão

    Imprimir


Será lançada no início do próximo ano a primeira edição do Livro Verde, contendo um resumo de informações recolhidas entre as monografias dos 33 alunos que participaram do curso de Especialização em Avaliação Ambiental Estratégica do Pantanal, realizado entre junho de 2006 e dezembro deste ano, na Universidade do Mato Grosso do Sul. O livro tem por objetivo subsidiar a discussão entre organizações da sociedade, públicas e privadas, e dos movimentos sociais acerca das políticas, planos e programas propostos e em implantação na Bacia Hidrográfica do Alto Paraguai. O livro encontra-se em fase de revisão.

Como trabalho piloto, o curso também vai gerar um Guia Metodológico para servir de base em outros cursos de especialização e mestrado em avaliação ambiental estratégica.

Resultante de uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e da cooperação técnica entre os governos dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, por meio de suas universidades, o curso teve como principal objetivo capacitar servidores efetivos dos dois governos e mais dois servidores do governo do Paraguai, responsáveis por ações de planejamento, desenvolvimento regional, conservação e licenciamento na região do Pantanal. Além de professores das universidades de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, os alunos puderam contar com aulas ministradas por docentes da Universidade de Brasília (UnB), UFRJ, UFF, UFBA e USP e ainda especialistas de outras instituições federais.

Segundo o analista Mário Schiwingel, do Programa Pantanal, a idéia é que o curso seja replicado em outras esferas, como iniciativa das próprias universidades e também que a idéia da avaliação ambiental estratégica seja instalada nas áreas governamentais a fim de quatro dimensões (ambiental, econômica, social e institucional) sejam sempre consideradas no planejamento rotineiro das ações governamentais.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/193299/visualizar/