Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 13 de Dezembro de 2007 às 21:43

    Imprimir


O ministro da Justiça, Tarso Genro, assinou nesta quinta-feira (13) portarias para a demarcação de três aldeias indígenas das etnias Kayabi, Potiguar e Ticuna, que ficam no Mato Grosso, Paraíba e Amazonas. A solenidade marcou na abertura do primeiro dia da reunião da Comissão Nacional de Políticas Indigenistas (CNPI), que ocorre até amanhã, em Brasília.

Para o ministro Tarso Genro, o resultado de conquistas como esta é conseqüência do trabalho que vem sendo executado pela Funai, que passou por uma reestruturação técnica e financeira. “É uma orientação do presidente Lula transformar a Funai, que estava quase impotente do ponto de vista administrativo, em uma estrutura exemplar”, disse.

Segundo Tarso, as portarias representam um momento importante para a política indigenista no Brasil porque também contam com o apoio do Ministério Público e da Advocacia Geral da União. “Aquilo que estiver dentro da lei e que passar pelos trâmites regulares terá todo respaldo”.

O líder do movimento indígena na Amazônia, Jecinaldo Barbosa, pediu ao ministro maior participação dos índios na reestruturação da Funai. Ao final da reunião, membros das tribos Kayabi, Potiguar e Ticuna entregaram cartas e manifestos a Tarso Genro.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194330/visualizar/