Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 12 de Dezembro de 2007 às 20:49
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


Brasília, 12 - O governo federal poderá unificar o calendário de vacinação contra febre aftosa. As campanhas são realizadas nos meses de maio e novembro na maioria dos Estados, mas em Rondônia, por exemplo, uma parte do rebanho é imunizada no mês de outubro. Em reunião na tarde de hoje, o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, disse que concorda com a proposta do Conselho Nacional de Secretários de Estado de Agricultura (Conseagri) e que editará uma portaria unificando o calendário, contou o presidente do conselho e secretário de Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana Rodrigues.

O Rio Grande do Sul e a Ilha de Marajó ficarão de fora da lista devido a diferenças regionais. No caso do Rio Grande do Sul, será mantido o mesmo calendário adotado pelo Uruguai, com vacinações nos meses de janeiro e junho. O Estado faz divisa com Santa Catarina, que também ficará de fora da unificação porque não vacina seu rebanho. Desta forma, o Rio Grande do Sul não precisa seguir o mesmo calendário do restante do País.

Já a Ilha de Marajó, por não fazer divisa com nenhum estado e ter condições climáticas muito específicas, também teria um calendário diferenciado. "A adoção de um único calendário, sem diferenciação de circuitos, irá simplificar o controle pelos órgãos estaduais de defesa sanitária e facilitar o trânsito dos animais que antes pertenciam a diferentes circuitos pecuários", comentou o secretário.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194442/visualizar/