Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Terça - 11 de Dezembro de 2007 às 19:25

    Imprimir


BRASÍLIA - O relator-geral do Orçamento da União de 2008, deputado José Pimentel (PT-CE), solicitou ao Tribunal de Contas da União (TCU) que instaure uma auditoria para investigar os custos das obras federais colocadas em suspeição por um relatório do deputado Giovani Queiroz (PDT-PA). Em um estudo por amostragem da proposta orçamentária do Executivo, o pedetista encontrou indícios de superfaturamento de até 525% na construção ou reforma de estradas e ferrovias.

A repercussão do documento de Queiroz na imprensa e as suspeitas levantadas pelo procurador do TCU, Lucas Furtado, contra os membros da Comissão Mista de Orçamento também provocaram intensa polêmica no Congresso. Irritados com uma declaração de Furtado, atribuindo-lhes o interesse de usar as emendas ao Orçamento para cobrar propina de empreiteiros, os parlamentares ameaçaram processar o procurador por calúnia e difamação.

"Se as explicações do Executivo não forem convincentes, vamos rejeitá-las, mas isso não autoriza o procurador a fazer acusações levianas, irresponsáveis e criminosas aos membros dessa comissão", disse o presidente da Comissão Mista, deputado José Maranhão (PMDB-PB). "Se ele disse isso sobre os membros da Comissão, vai ter de responder", atacou o deputado João Leão (PP-BA).

O relatório de infra-estrutura, onde estão as obras de estradas e ferrovias, foi apresentado hoje pelo senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO). O Ministério dos Transportes argumenta que as obras são de distintas complexidades e não podem ser comparadas a um custo de referência, como o R$ 1,6 milhão por quilômetro utilizado por Queiroz.




Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194619/visualizar/