Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 10 de Dezembro de 2007 às 15:23
Por: Alline Marques

    Imprimir


A cidade de Santo Afonso ganhou um espaço de fomento à leitura com a inauguração da réplica do Posto Telegráfico. O local é sede da Biblioteca Municipal, que além de ter um acervo riquíssimo possui também um computador para fazer pesquisa e um ambiente para multimídia. O prédio também teve uma de suas salas ocupada pelos correios. A solenidade ocorreu na manhã de sábado (08) e contou com a participação de Dona Batatinha, de 112 anos, e foi cozinheira da Comissão Rondon.

Sempre com um sorriso no rosto, Ana da Silva, conhecida como Dona Batatinha, foi a primeira a entrar oficialmente no prédio, que foi construído mantendo as características originais do antigo Posto Telegráfico, que ruiu com início das obras de recuperação e revitalização.

O secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, fez questão de elogiar a obra, que conseguiu manter a originalidade. “Este prédio é uma verdadeira obra de arte. Foi feita por uma mão de obra especializada. Realizado um trabalho artesanal”, afirmou.

João Carlos também ressaltou a importância histórica do município. “Santo Afonso está inserida num momento histórico e apesar de ser uma cidade que foi emancipada recentemente, ela tem uma história antiga e que está relacionada com o posto telegráfico”, ressaltou.

A inauguração do posto faz parte das comemorações do Centenário da Comissão Rondon, sendo assim, o secretário aproveitou para pedir o apoio da comunidade para que consiga resgatar objetos que pertenceram a Comissão para ficar expostos no prédio e para que as pessoas possam conhecer melhor a história da expedição. O local já contém algumas fotos de Rondon e da comissão.

O carimbo feito pelos Correios em comemoração ao centenário da Comissão Rondon, e que contém o símbolo de um poste telegráfico também foi entregue pelo secretário de Cultura, João Carlos, ao prefeito da cidade Venceslau Botelho de Campos.

Dona Batatinha também recebeu das mãos do secretário um quadro com fotos dela com ele, com governador e em outros eventos em que ela foi homenageada.

O prefeito da cidade, Venceslau Botelho de Campos, disse que há muitos anos, desde de governos anteriores, vinha tentando conseguir recursos para revitalizar o Posto Telegráfico. No ano passado, ele esteve com o secretário de Cultura e teve a oportunidade de mostrar as fotos do antigo prédio e conseguiu apoio para a restauração do local.

Também estava presente no evento o presidente da Câmara de Santo Afonso, o vereador Pedro Caldeira, que deu destaque a ação de Rondon. “Marechal Rondon deixou um pedaço de sua história em nosso município e temos que nos orgulhar desta obra, que é uma ação que traz a cultura para a cidade”, enfatizou.

João Carlos também aproveitou para visitar a casa da Dona Batatinha que está sendo construída com recursos do Governo do Estado.

COMISSÃO RONDON

Em 1907, Rondon foi nomeado chefe da Comissão das Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas e ampliou as ações da expedição, que tinha como principal objetivo da Comissão de Linhas Telegráficas de Mato Grosso ao Amazonas era o de proteger as fronteiras brasileiras e favorecer o crescimento econômico.

A Comissão realizou um papel pioneiro junto às populações indígenas e também foi responsável por grandes descobertas no campo da ciência, o que deu origem a uma série de estudos elaborados pelos mais importantes especialistas da época. Rondon cursou Matemática e Ciências Físicas e Naturais na Escola Superior de Guerra.





Fonte: SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/194827/visualizar/