Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Dezembro de 2007 às 17:46

    Imprimir


Um estudo publicado na revista "Nature" revela que havia atividade vulcânica na Lua há mais de 4 bilhões de anos, pouco depois da formação do astro, o que abre uma nova perspectiva sobre sua origem e evolução, segundo os autores do artigo.

O vulcanismo teria começado quando a crosta do satélite natural da Terra ainda estava se formando, concluíram os cientistas Kentaro Terada, da Universidade de Hiroshima (Japão), e Mahesh Anand, da Open University de Milton Keynes (Grã-Bretanha).

O estudo foi realizado a partir de análises e datações de minerais de um meteorito proveniente da Lua, o Kalahari 009, alguns deles ligados a fragmentos do magma cristalizado que resulta das erupções mais antigas registradas nas planícies da Lua.

A rocha, segundo os cientistas, contém a assinatura oculta da história mais antiga da Lua. O meteoro Kalahari 009, uma rocha de 13,5 kg, foi descoberto em Botsuana em 1999, e sua datação foi feita a partir de cinco grãos de fosfato encontrados no fragmento.

Outras amostras lunares de origem vulcânica foram recuperadas em missões lunares americanas Apollo no início dos anos 70, mas estas eram mais recentes (entre 3,5 e 3,9 bilhões de anos). Por causa disso, até então acreditava-se que o vulcanismo na Lua só teria se iniciado a menos de 3,9 bilhões de anos.





Fonte: Da France Presse

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195306/visualizar/