Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 21:21

    Imprimir


As autoridades espaciais chinesas se viram obrigadas a desmentir os rumores entre os internautas de que a primeira fotografia chinesa da Lua, publicada no dia 26 de novembro, não passava de uma cópia de uma imagem feita pela Nasa em 2005.

Segundo a edição desta segunda-feira (3) do diário oficial "Beijing News", os rumores estavam tão fortes que o próprio chefe do programa espacial chinês, Ouyang Ziyuan, teve de desmenti-los e explicar que não existe qualquer "plágio".

"As duas fotografias foram tiradas na mesma região, e por isso há semelhanças, mas ao ser observada com atenção é possível ver as diferenças", disse Ouyang.

Entre essas diferenças, é possível observar duas crateras na foto chinesa que não aparecem na americana.

Ouyang explicou ainda que neste momento todos os instrumentos científicos no primeiro satélite lunar chinês, o Chang'E 1, já estão em funcionamento e enviando dados.

"O dinheiro usado para o projeto vem dos contribuintes e, portanto, os dados serão divulgados publicamente. Qualquer cientista ou amante da astronomia pode solicitá-los ao Estado, através de certos procedimentos", acrescentou.

A China publicou no dia 26 de novembro a primeira foto da Lua tirada pelo Chang'E I, a primeira sonda lunar do país, que foi enviada ao espaço em 24 de outubro.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195787/visualizar/