Repórter News - www.reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 19:48

    Imprimir


Já pensou em usar um creme extraído do óleo de pequi na pele? E melhor ainda um produto genuinamente mato-grossense. Como reflexo na pratica, mesmo ainda em fase de estudo é o projeto ‘Desenvolvimento e avaliação da Estabilidade de Emulsões O/A/O como óleo de pequi (Caryocar brasiliense)’. Um dos sete trabalhos brasileiros selecionado e apresentado, no XVIII Congresso Latino Americano e Ibérico de Químicos Cosméticos, realizado na Guatemala.

A pesquisa foi desenvolvida e financiada pela UNIC, no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos Cosméticos da Faculdade de Farmácia , junto a Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso - FAPEMAT.

O trabalho salienta sobre o desenvolvimento de uma emulsão (creme) para pele utilizando o óleo de pequi - fruto característico do cerrado. É um creme, ou seja, um sistema diferenciado que possibilita incorporar outros ativos associados ao óleo graça a sua estrutura interna.

A iniciativa é parte de um projeto realizado pelos ex-acadêmicos da Faculdade de Farmácia - Aline Pianovski, Adrea Vilela, Cleide Lima, Ketlyn Silva, Vanessa Carvalho e professores Carlo Ralph De Musis, Silvia Regina Pengo Machado sob a coordenação do professor Márcio Ferrari.

Sobre o projeto

O pequi apresenta em sua composição componentes que se assemelham a pele e também uma quantidade considerável de vitamina A. Atualmente esta sendo desenvolvido a pesquisa em laboratório de Avaliação de Eficácia de Produtos Cosméticos para avaliar as atividades do óleo de pequi na pele. Além da tecnologia desenvolvida, o trabalho também contribuiu para sinalizar mais um óleo da flora mato-grossense de uso cosmético, alavancando o desenvolvimento regional.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195801/visualizar/