Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 19:31

    Imprimir


Com o objetivo de atrair novos investimentos para Região Araguaia, o deputado Daltinho (PMDB), liderou uma comitiva de empresários ao complexo hidroviário Araguaia-Tocantins, nos dias 28 e 29 de novembro, em visita organizada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ.

Os visitantes conheceram a estrutura do porto de Vila do Conde (PA), que receberá recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para construção de um novo píer. Visitaram também o terminal de uso privativo Terfron, da empresa Rio Turia Serviços Logísticos LTDA, que investirá R$ 40 milhões em infra-estrutura para escoamento de soja.

Com interesse no potencial da hidrovia para escoar a produção de grãos, Daltinho pretende estudar uma alternativa mais barata para o escoamento da produção mato-grossense de grãos da região do Araguaia. ”Os empresários ficaram impressionados com o dinamismo da região,” afirmou Daltinho.

Os empresários viram também a siderurgia que a Usipar já construiu ao longo da hidrovia e outra em fase de construção, além da fábrica de cimentos da Votorantim. “Há um ano, não tinha nada lá. A velocidade dos empreendimentos que chegam à região é enorme”, afirmou o gerente de Desenvolvimento e Regulação da Navegação Interior da ANTAQ, Adalberto Tokarski.

A comitiva se reuniu ainda com a diretoria da Companhia Docas do Pará (CDP). Segundo os diretores, a construção da eclusa de Tucuruí ocorre em ritmo acelerado, o que agradou aos empresários. “Com a eclusa, não haverá mais necessidade de fazer transbordo. Serão 550 km de navegação ininterrupta até Vila do Conde”, explicou o gerente da ANTAQ.




Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195807/visualizar/