Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 18:01

    Imprimir


Os serviços de inteligência dos Estados Unidos anunciaram nesta segunda-feira (3) que o Irã teria interrompido em 2003 seus planos para produzir armas nucleares. Também informaram que o governo de Teerã não parecia tão "determinado a desenvolvê-las" como vem afirmando o governo norte-americano nos últimos dois anos.

Um relatório da comunidade americana de informação indica, contudo, que o Irã parece querer manter a opção de fabricar armas nucleares.

Neste documento, as 16 agências de informação dos Estados Unidos dizem acreditar "moderadamente" que o Irã possua condições técnicas, entre 2010 e 2015, de produzir urânio enriquecido suficiente para a construção de arma nuclear.

"Julgamos com um elevado grau de confiança que, no outono de 2003, Teerã interrompeu seu programa de armas nucleares" diz o documento das agências de informação.

"Esta decisão do Irã sugere que o país esteja menos determinado a desenvolver armas nucleares do que acreditávamos desde 2005", diz o texto.

A Casa Branca, no entanto, reafirmou a necessidade de "aumentar a pressão" sobre o país, apesar da publicação deste relatório. Os Estados Unidos procuram convencer os seus aliados a impor novas sanções internacionais ao Irã, já que, segundo Washington, o país se recusa a suspender as atividades nucleares.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195831/visualizar/