Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 16:37
Por: Katíuscia Manteli

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou nesta segunda-feira (03), aos empresários e comerciantes da área central de Cuiabá, a Operação Natal com Segurança, que será realizada de forma integrada pelas Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Politec, com o apoio do Exército Brasileiro, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Guarda Municipal. A operação será lançada no próximo dia 12, às 8h, na Praça da República, e será realizada até 02 de janeiro de 2008.

O objetivo da operação é garantir a segurança de comerciantes e consumidores no centro de Cuiabá e Várzea Grande nas datas que antecedem as festas de Natal e Ano Novo. "São datas que geram aglomeração de pessoas e circulação de muito dinheiro, por conta do 13º terceiro salário e das compras de final de ano", ressaltou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito. "Além de envolver autoridades, a segurança pública envolve também a população. Estaremos fazendo o melhor, disponibilizando um maior efetivo, viaturas e planejamento específicos para a operação. É preciso que a sociedade faça a sua parte, seja por meio de prevenção, denúncias e informação". O secretário ressaltou ainda que, embora os esforços estejam sendo concentrados na área central, os bairros não serão esquecidos e também fazem parte do planejamento estratégico da operação.

O trabalho da Polícia Militar será realizado através de pontos base de segurança (Serviço de Atendimento Rápido ao Cidadão-SARC's), implantados em mais de dez locais de grande circulação; Bases temporárias de segurança; pontos demonstrativos, que objetivam proporcionar sensação de segurança por meio de abordagens e checagens de pessoas em atitudes suspeitas; barreiras fixas e móveis em locais de maior fluxo de veículos ou usados como vias de fugas em Cuiabá e Várzea Grande; policiamento ostensivo e motorizado nos locais de maior circulação de pessoas; além de segurança VIP, que disponibilizará um número de telefone para que os empresários possam garantir a segurança para casos de depósitos de saques de alto valor.

Para garantir o maior número possível do efetivo, o comando Geral da Polícia Militar estabeleceu algumas condições, como suspensão de gozo de férias e licença prêmio no período da operação e trabalho em escala ampliada. Do dia 12 até 22 de dezembro, todo o efetivo da PM irá trabalhar em escala de 24h por 48h de descanso. De 23 a 27 de dezembro e de 29 de dezembro a 02 de janeiro, o efetivo será dividido em dois grupos, com escala de 24h por 24h. No dia 28 de dezembro todo o efetivo disponível estará empregado na operação.

De forma inédita, a Polícia Judiciária Civil também participará efetivamente da Operação, com a disponibilização de três Delegacias Móveis, nos horários comerciais, sendo uma na Praça da República, uma na Praça Santos Dumont e uma na Praça Ipiranga. "Todas as unidades estarão estrategicamente localizadas, garantindo o fácil acesso ao cidadão", declarou o diretor metropolitano da PJC, Jales Batista Silva.

Para facilitar o registro de ocorrências, a Polícia Civil vai instalar ainda uma sala de atendimento no edifício Palácio do Comércio, que contará com a presença de um delegado nos horários mais críticos. O trabalho da Polícia Civil terá como apoio os plantões dos Centros Integrados de Segurança e Cidadania (CISC's), além da infiltração nos locais de aglomeração.

Além do trabalho policial, também estarão a postos equipes da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), para casos que manifestem a necessidade de uma perícia ou trabalho técnico, e do Corpo de Bombeiros Militar, que fará todo atendimento de emergência.





Fonte: Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195842/visualizar/