Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 03 de Dezembro de 2007 às 12:41

    Imprimir


Este ano a Conferencia sobre Mudanças Climáticas (COP13/MOP3) das Nações Unidas (ONU) acontecerá em Bali na Indonésia. Durante suas duas semanas, de 03 a 14 de dezembro, são esperados representantes de mais de 180 países que, somados a observadores internacionais, organizações não-governamentais e a repórteres serão mais de 10 mil participantes envolvidos.

Isso demonstra a importância que o combate ao aquecimento global vem ganhando nos últimos anos. O mundo está cada vez mais preocupado e em busca de modelos e mecanismos que apóiem o desenvolvimento sustentável das nações. Nesse contexto é importante entendermos que fronteiras e diferenças culturais não podem impedir de agirmos da forma correta e simultânea, e é esse o objetivo da ONU na conferencia do clima.

O principal objetivo da COP 13 é de iniciar as negociações de um novo tratado internacional sobre as mudanças climáticas. Com a proximidade do fim do primeiro período do Protocolo de Kyoto (2012) é importante que os países comecem a discutir os novos caminhos. Não se espera que tenhamos um acordo ao final desse encontro, mas sim que os pontos chaves para um novo acordo sejam avaliados e aprovados até seu final.

Para o Brasil será um encontro muito relevante, pois um dos temas mais importantes das discussões será de se a preservação de florestas poderá contar como ação mitigatória. Isso significa que países como o Brasil poderão beneficiar-se de créditos internacionais e com caso demonstrem ganhos com a preservação de suas florestas. A primeira proposta nesse sentido foi apresentada pelo governo brasileiro durante a COP 12 em Nairobi no Quênia. Mecanismos que beneficiem a preservação de florestas nativas serão um grande apoio para o Brasil e trarão oportunidade às empresas de aumentarem seu apoio na preservação.

Durante essas duas semanas nosso objetivo é informar o leitor do Mercado Carbono sobre os principais pontos abordados na COP 13 e através de opiniões, de diversos segmentos da sociedade, mostrar como as decisões governamentais poderão influenciar a economia e as empresas, para isso essa coluna contará com diversos colaboradores, entrevistados e articulistas.

Bali é um importante passo para o combate às alterações climáticas, será a porta para o novo modelo de uma economia global que cada dia mais considera o carbono como um importante fator de decisões.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/195884/visualizar/