Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 18:20
Por: ALLINE MARQUES

    Imprimir


A artista, curadora e professora Daniela Mattos encerra amanhã a oficina “Dispositivos Poéticos-Performativos”. A ação faz parte do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. Às 19h, no Palácio da Instrução, terá início o evento de encerramento do curso, no qual os alunos vão realizar performances a partir dos conteúdos discutidos durante as aulas, tais como, “o que constitui o corpo de um trabalho?”, “como nos relacionamos com as referências do ‘sujeito biográfico’ e do ‘sujeito artista’que concebe e realiza um trabalho de arte?” e “que tipo de efetividade / afetividade uma ação performativa evidencia no espaço expositivo (e fora dele)?”, entre outros.

Com o título “Artifícios Poéticos”, os participantes da oficina apresentarão amanhã, durante o encerramento do curso, os resultados dos processos criativos desenvolvidos nas vinte horas de aulas. O objetivo do curso é despertar o debate em torno da produção contemporânea em artes visuais, analisando suas especificidades e de que modo pode ser ativado um diálogo mais intenso acerca da produção artística local, traçar vetores teóricos, práticos para ampliar a pesquisa dos interessados nesse assunto, apresentar e debater a produção artística individual e coletiva.

O grupo participante da oficina é constituído não só por artistas, mas também por professores, gestores culturais e estudantes, somando doze pessoas. Segundo Daniela Mattos, o grupo respondeu muito bem às proposições demonstrando algum conhecimento das referências apresentadas. “Apesar de ser um grupo diversificado, notei que eles eram bem informados em relação à produção artística de Cuiabá” afirmou a artista. Ela também esteve em contato com materiais gráficos de exposições ocorridas na cidade e pontuou que Cuiabá não está destacada do circuito de arte contemporânea brasileira.

Daniela Mattos é mestre em Linguagens Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), bacharel em pintura pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Já atuou como professora da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Foi curadora da Mostra de Vídeos “A_mostra Grátis”, no espaço cultural Sérgio Porto, de 2002 a 2004. Também foi co-curadora da exposição “Jardim das Delícias”, realizada no Museu da República, no Rio de Janeiro, no período de dezembro de 2006 a maio de 2007.

A Rede Nacional Artes Visuais é um programa de intercâmbio cultural entre os artistas, críticos, professores, arquitetos, curadores, museus, centros culturais, universidades e órgãos estaduais e municipais de cultura. A iniciativa, que ocorre em todas as regiões do Brasil, visa a difusão e o fomento das artes visuais, através de atividades gratuitas envolvendo ações oficinas artísticas e/ou palestras. O programa é realizado pelo Departamento de Artes Visuais da Funarte em parceria com governos e instituições estaduais e regionais.

Confira a lista dos participantes:

Adriana Lemos

Aliana Camargo

Ana dos Santos

Benedito Nunes

Cleuta Rodrigues

Denise Armigliatto

Gervane de Paula

Joeli Milhorança

Hozana Lima

Angelicy Mendes




Fonte: Secom-MT/SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário