Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 22 de Novembro de 2007 às 11:46
Por: Nadja Vasques

    Imprimir


Embora protegidos pelo Estatuto do Idoso, homens e mulheres com 60 anos ou mais ainda sentem na pele a discriminação e o abandono, principalmente quando vivem abrigados.

Para garantir aos mato-grossenses da terceira idade os direitos previstos na lei federal, o vice-líder do governo na Assembléia Legislativa, deputado Alexandre Cesar (PT), apresenta projeto de lei que cria o Programa Estadual Terceira Idade com Dignidade. O programa prevê "transformar abrigos em instituições amigas da terceira idade".

Esses lares teriam como objetivo a realização de atividades recreativas, produtivas e promocionais visando o envelhecimento ativo e saudável; promover a autonomia, prevenir o isolamento social e incentivar a socialização de pessoas idosas.

Poderiam ser classificadas como "instituições amigas da terceira idade" aquelas que atendem pessoas de 60 anos ou mais, em regime de internato, mediante pagamento ou não, durante período indeterminado.

Conforme a lei, os abrigos deverão instituir programas que possibilitem a permanente inserção da terceira idade na vida social, política, intelectual e cultural na sociedade; capacitar e atualizar seus profissionais com enfoque nas áreas de saúde, geriatria e psicologia; implementar programas com caráter educativo, informativo,cultural e de lazer, bem como de saúde física e mental, sob o enfoque nos aspectos biopsicosociais do envelhecimento, com infra-estrutura adequada; além de manter um quadro de recursos humanos adequado às necessidades de saúde, alimentação, cultura, repouso e lazer.

Para Alexandre Cesar, resguardar os direitos e a dignidade dos idosos é um dever do Estado, da sociedade e da família. Segmento populacional que mais cresce no mundo, os idosos brasileiros devem chegar a 34 milhões de pessoas em 2025, de acordo com censo do IBGE.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197418/visualizar/