Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 19 de Novembro de 2007 às 20:21

    Imprimir


O deputado federal Homero Pereira (PR-MT) afirma que os produtores rurais poderão se beneficiar tendo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) como aliada na proteção ambiental.

Na semana passada, o relatório anual produzido pela FAO, publicado em Roma, propôs remunerar os agricultores para estes protegerem o Ambiente. Tese que Homero defende na Câmara Federal com proposição. Para contribuir com as políticas ambientais de maneira eficaz, o deputado propôs criar instrumentos que garantam uma remuneração diferenciada ao produtor que conservar a flora e a fauna de sua propriedade, bem como realizar procedimentos e ações de preservação dos recursos naturais.

"Acho muito importante uma instituição como a FAO, com credibilidade no mundo, falar sobre esse assunto. Temos um momento oportuno para pensarmos e agirmos em favor da floresta e dos produtores e suas famílias, para que estes possam permanecer no campo sobrevivendo de suas propriedades sem que isso signifique a aniquilação do primeiro e vice-versa", ponderou o parlamentar.

De acordo com o relatório, a agricultura pode causar a degradação dos solos, dos recursos hídricos, do ar e dos recursos biológicos. Mas também pode melhorar o meio. Tudo depende das decisões que tomam as mais de duas mil milhões de pessoas que vivem da agricultura, da pecuária, da pesca ou da exploração das florestas, diz a FAO.

Atualmente, os agricultores são agentes de peso. Na verdade, são os principais gestores dos recursos naturais do mundo, explorando cerca de cinco mil milhões de hectares da superfície total, de 13 mil milhões de hectares.

“O desafio consiste em convencer os agricultores a limitar os efeitos negativos dos seus métodos de produção, ao mesmo tempo que se responde à necessidade crescente de alimentos”, sublinha a organização no seu relatório de 2007.

No campo dos incentivos, a FAO considera que o pagamento dos serviços que protegem o Ambiente “pode ser um mecanismo útil”. “A agricultura mundial pode ultrapassar este desafio”, disse aos jornalistas o director-geral da FAO, Jacques Diouf, na apresentação do relatório.

A FAO lembra que muitos governos já dão subsídios à agricultura mas poucos o fazem para proteger o Ambiente. “Os incentivos atuais tendem a favorecer a produção de alimentos, de fibras e, cada vez mais, de biocombustíveis. Mas subestimam outros serviços que os agricultores podem oferecer”, disse Diouf.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/197802/visualizar/