Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 14 de Novembro de 2007 às 22:59

    Imprimir


Mato Grosso vai receber mais de R$ 5 milhões de dólares do governo Norueguês para combater o desmatamento. Uma das prioridades será o cadastramento de propriedades rurais.

O dinheiro começa a ser aplicado a partir de dezembro com a criação e vistorias de planos e manejo em unidades de conservação, apoio aos povos ribeirinhos e indígenas e certificação de madeira no noroeste do Estado. O restante do recurso, cerca de R$3,1 milhões serão investidos na conclusão do Plano Estadual de Prevenção e Controle, no chamado Arco do Desmatamento.

Os recursos são provenientes da Baixada da Noruega e vai possibilitar o cadastro de todas as propriedades rurais de três municípios de Mato Grosso: Alta Floresta, Apiacás e Paranaíta.O secretário de Meio Ambiente, Luiz Henrique Daldegan, disse que o plano prevê incentivo aos produtores que respeitarem a floresta." Temos certeza que através da valorização da floresta em pé e o pagamento dos serviços ambientais, vamos estar modificando a relação entre o proprietário e a floresta", afirmaou o secretário.

O Instituto Centro de Vida (ICV) monitora as queimadas em Mato Grosso e aponta as áreas mais críticas no Estado. A região Norte é a mais suscetível às queimadas. O presidente do Instituto, Sérgio Guimarães, ressaltou a importância da fiscalização no combate ao desmatamento."É importante que a fiscalização esteja em campo de uma forma descentralizada nos locais. Mas é importante que após a fiscalização, os infratores devem pagar as multas para que possa haver a redução das infrações", disse.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198365/visualizar/