Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Novembro de 2007 às 15:20

    Imprimir


O deputado Victório Galli (PMDB-MT) fez hoje, no Grande Expediente da Câmara, um apelo aos senadores para que agilizem a apreciação do Projeto de Lei Complementar 184/04, de autoria do Poder Executivo, que institui a Superintendência de Desenvolvimento Sustentável do Centro-Oeste (Sudeco).

Segundo o deputado, este tem sido um ano atípico para o Senado. "Mas, ultrapassada a fase mais crítica da crise, acreditamos que é hora de se retornar à normalidade do cotidiano legislativo e colocar em dia os trabalhos, especialmente o debate e a votação de projetos já amplamente discutidos e contra os quais não pairam dúvidas quanto a relevância", afirmou.

Há um ano o projeto foi aprovado pela Câmara e encaminhado ao Senado. Victório destacou que a lacuna sentida pela ausência de uma instituição com o objetivo da Sudeco faz-se mais incisiva diante da constatação do vertiginoso crescimento pelo qual passou o Centro-Oeste nas últimas décadas.

"O Centro-Oeste ganhou visibilidade no cenário econômico nacional pelo fantástico desenvolvimento experimentado pelo seu setor agropecuário. Sua moderna produção agroindustrial segue consolidando-se em um mercado em expansão e integrado às regiões industriais do País", ressaltou o deputado.

Victório disse que, desde a extinção da Sudeco, em 1990, após mais de três décadas de atuação, o Centro-Oeste encontra-se órfão de um órgão que coordene os programas e as ações voltadas para o seu desenvolvimento. Tais questões regionais são tratadas, atualmente, pela Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste (SCO), órgão da estrutura organizacional do Ministério da Integração Nacional.

Para o deputado mato-grossense, o ressurgimento da Sudeco no cenário do Centro-Oeste restabelecerá o fórum onde as estratégias e o planejamento das ações voltadas ao aumento da produção e da competitividade locais possam ser debatidas. "Ademais, será uma oportunidade ímpar de, enfim, conseguirmos articular os diversos interesses da região e unificá-los em um discurso uníssono dos estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal", disse ele.

Victório enfatizou que o Centro-Oeste tem, devido à sua posição geográfica privilegiada, quase um compromisso histórico com a Nação. A Sudeco, observou "virá para catalisar essa força, consolidá-la e conduzir a região, juntamente com o Brasil, a um futuro economicamente mais poderoso e socialmente mais justo".





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198803/visualizar/