Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Novembro de 2007 às 08:39
Por: Fernando Leal

    Imprimir


Imaginemos uma cidade que, de acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, tem o menor índice de criminalidade entre outros 140 municípios, em um estado – Mato Grosso – cuja capital, Cuiabá (distante dela apenas 242 km), há pouco tempo figurou em 3º lugar entre as mais violentas do país.

Imaginemos também que, apesar desse status, a referida cidade possui um grupo de respeitados representantes do estado e da sociedade civil organizada, em sua região – entre eles o Ministério Público e as Polícias Militar (PM) e Civil (PC) – se reunindo quinzenalmente com o Conselho Municipal de Segurança Pública local. Mais ainda: nesses encontros, o grupo avalia – entre outras questões pontuais – o contexto da segurança pública no período e discute ações a serem desenvolvidas para a etapa seguinte.

E isso ainda não é tudo. A cidade-modelo – Tangará da Serra (localizada no sudoeste mato-grosense) – também...:

1 – vai receber uma Delegacia da Mulher. O pedido para sua instalação vai ser formalizado pelo deputado Wagner Ramos (PR), mas o parlamentar já articulou politicamente junto ao governo – através do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Carlos Brito.

O entendimento entre ambos aconteceu durante o seminário sobre segurança pública na região – realizado na última semana, no município – e, de acordo com Ramos, o secretário firmou o compromisso de levar a delegacia para Tangará;

2 – no próximo dia 23 – juntamente com Wagner Ramos, o governo vai lançar a pedra fundamental para construção de uma cadeia pública na cidade, inaugurar as instalações do IML (Instituto Médico Legal) e entregar viaturas para as Polícias Militar e Civil, e para o Corpo de Bombeiros – neste caso, para ações de resgate; e

3 – também está sendo estudada a utilização, na cidade, de sistema de monitoramento por câmeras de vídeo em vias tidas como mais visadas para possíveis ações criminosas. Entre elas, estão incluídas as Avenidas Brasil, Tancredo Neves e Lions Internacional.

O pedido do deputado Wagner Ramos ao secretário Carlos Brito, sobre a Delegacia da Mulher, aconteceu em meio à realização do seminário e logo após a exposição feita pela juíza Amini Haddad Campos. Durante sua apresentação, a magistrada discorreu sobre índices e a situação da violência contra a mulher, e a Lei Maria da Penha (nº 11.340, de 07.08.2006). Ela cria mecanismos para coibir e prevenir as violências doméstica e familiar contra a mulher.

“O nosso conceito sobre vida e organização em sociedade está rigorosamente ligado a seriedade, a transparência e a muito trabalho nesse sentido. Ele também nos remete a princípios e elementos básicos da necessidade humana, como saúde, educação e segurança – entre outros, mas necessariamente nessa ordem. Por isso, as ações constantes desenvolvidas na Assembléia Legislativa e pelo governo”, salientou Ramos.

Mais Informações

Secretaria de Comunicação

Telefones: 3901-6310 e 3901-6283





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/198873/visualizar/