Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 10 de Novembro de 2007 às 07:42
Por: Téo Meneses

    Imprimir


O Diário Oficial da Justiça trouxe ontem a publicação do acórdão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o recebimento de denúncia contra os 40 envolvidos com o mensalão. Com isso, todos passam a ser oficialmente processados por ligação com o esquema de pagamento de propina para cooptação de parlamentares à base governista, inclusive o deputado federal por Mato Grosso Pedro Henry (PP).

A publicação do acórdão ocorre 2 meses e 12 dias após o julgamento em que STF decidiu acatar a denúncia do procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza, contra Henry. Também torna oficial a decisão dos ministros do Supremo em processar os mensaleiros.

Além de oficializar a decisão, a publicação do acórdão serve também como referência de prazo para os processos. Apesar de não ter data definida, Henry já terá que começar a se preparar para depor e escolher as testemunhas de defesa para tentar se safar da acusação.

O STF acatou por unanimidade as denúncias de corrupção passiva e lavagem de dinheiro contra Henry. Já a que trata do crime de formação de quadrilha foi recebida após a aprovação da maioria dos membros do Pleno do Supremo.

Henry é acusado de viabilizar, enquanto líder da bancada do PP, pagamento de propina para que outros parlamentares do partido aderissem à base de apoio ao presidente Lula no Congresso. O escândalo veio à tona após denúncia do então deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

Sob o comando do deputado mato-grossense, o PP teria recebido por meio do esquema do mensalão R$ 4,1 milhões nos anos de 2003 e 2004. O valor foi citado pelo publicitário Marcos Valério. Além de Henry, os deputados José Janene e Pedro Corrêa também teriam participação no esquema e por isso são alvos da mesma ação, assim como o assessor do partido João Cláudio Genu.

Pedro Henry também responde a um processo que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e depende apenas do voto minerva do desembargador José Silvério Gomes. É alvo também de uma ação penal na Justiça Federal por suposta ligação com a máfia dos sanguessugas.





Fonte: Gazeta Digital

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199069/visualizar/