Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 19:33

    Imprimir


O fotógrafo Luiz Garrido, que teve uma exposição na Câmara dos Deputados de Brasília cancelada após polêmica com uma foto da atriz transexual Rogéria, enviou nesta sexta-feira (9) uma nota ao G1 criticando o que chamou de "atitude arbitrária e violenta" da instituição. A mostra "Heróis" reúne fotos de outras personalidades do cenário nacional, como Fernando Collor, Fernanda Montenegro, Zagallo e o presidente Lula e deveria ter sido inaugurada na última quarta no Salão Negro da Câmara.

"O episódio me dá um pouco de medo nessa censura clara e negra, negra como o salão onde as obras deveriam estar expostas, me lembrando de 30 anos atrás, quando as fotos tinham que ser aprovadas antes de ser publicadas", escreve Garrido.

Leia a seguir a íntegra da nota:

"Estou totalmente de acordo com a nota emitida pela direção da FOTO ARTE 2007, na pessoa de Karla Osório Netto, e repudio a atitude de retirada das obras, uma atitude arbitrária e violenta, sem a devida comunicação ao artista. Estava realmente acordado com a Câmara, através da Sra. Silvia Mergulhão (cerimonial) e do Sr. Goya (espaço cultural) e na minha presença, que a exposição poderia permanecer desde que criada uma cabine para abrigar a fotografia da Rogéria, cabine essa que teria uma placa indicando que a foto estaria isolada e só deveria ser vista por pessoas adultas. Por isso, estava tranquilo de que a exposição teria a continuidade garantida.

Fui comunicado pela manhã, através da direção da FOTO ARTE, que a exposição havia sido retirada sem nosso consentimento, nem comunicação prévia.

O episódio me dá um pouco de medo nessa censura clara e negra, negra como o salão onde as obras deveriam estar expostas, me lembrando 30 anos atrás, quando as fotos tinham que ser aprovadas antes de ser publicadas.

Espero nunca mais ter que passar por esses momentos e que possamos acreditar numa liberdade de expressão, principalmente numa mostra onde acreditamos que seja a Casa do Povo - o Congresso Nacional."




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199124/visualizar/