Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 09 de Novembro de 2007 às 15:54
Por: Débora Lemos

    Imprimir


Na próxima terça-feira, dia 13 durante a reunião da Comissão Especial que tem por finalidade estudar, analisar, sugerir e propor soluções para o endividamento da Agricultura Familiar de Mato Grosso, o deputado e presidente desta Comissão Zé Domingos (DEM) vai apresentar uma minuta de um projeto de lei para resolver os problemas de milhares de famílias que sofrem por falta de crédito devido a endividamentos relacionados à agricultura. Essas dívidas estão relacionadas a empréstimos do Fundo de Aval e Fundo de Desenvolvimento Agroambiental (Fundagro) destinados a programas da agricultura familiar.

Na última reunião dia 06, a comissão recebeu o diretor de operações do MT Fomento, Arcleidy Dias Pereira juntamente com os técnicos do banco para escutar e propor soluções para o endividamento destes pequenos agricultores.

Zé Domingos, que é o presidente da Comissão Especial, sugeriu ao diretor da instituição a redução de parcelas que na proposta do banco é de cinco anos, além amortização dos juros, multas e taxas. O parlamentar salientou a dificuldades destes agricultores em quitar seus débitos, devido à falta de orientação após a aquisição do empréstimo, fazendo com que a maioria ficasse endividados e também com problemas de manter qualquer tipo de plantio, abandonando suas lavouras.

O deputado também acha justo que a dívida seja somada por equivalência/produto, isso quer dizer que o produtor paga a prestação com a venda de sua produção.

Todas as propostas foram ouvidas pela equipe do MT Fomento que aceitaram o acordo proposto pela Comissão e irão apresentar no próximo encontro outras propostas para equacionar estes problemas e restabelecer o crédito destas famílias, visto que “não basta somente adiantar meios de negociação, mas encontrarmos novas alternativas de viabilizar ações para essas pessoas conseguirem trabalhar com suas terras”, observou.

Segundo Zé Domingos o trabalho da Comissão Especial, que tem prazo de 60 dias, caminha no sentido de fomentar políticas de integração, que busquem atingir o anseio daquelas famílias e desenvolver possibilidades de inclusão social.

A comissão se reunirá na próxima terça-feira (13), às 15 horas, horário já determinado para o encontro dos membros da bancada, para ouvir novas propostas bem como aprovar a minuta do projeto de lei do deputado Zé Domingos. São membros desta comissão além de Zé Domingos, os deputados Airton Português (PP), Wagner Ramos (PR) Zé Carlos do Pátio - (PMDB), Chica Nunes (PSDB), Roberto França (Sem Partido), Dilceu Dal Bosco (DEM), Sebastião Rezende - (PR) e Adalto de Freitas (PMDB).





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199168/visualizar/