Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Novembro de 2007 às 15:19

    Imprimir


Intercâmbio tecnológico, parcerias, cooperação técnica e experiências de arranjos produtivos locais entre a Europa e Brasil, além de divulgar as potencialidades de Mato Grosso. Com estes objetivos, o vice-governador Silval Barbosa e o secretário de Projetos Estratégicos, Clóves Vettorato, lideram, a partir desta quinta-feira (08.11), uma comitiva de 13 prefeitos que se reunirão com produtores e lideranças políticas das regiões de Bretanha (França) e Emília Romagna (Itália), em missão de estudos promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Nos dois países, o Governo do Estado, por meio do Programa MT Regional, irá divulgar as ações que estão sendo desenvolvidas nos 14 consórcios intermunicipais de desenvolvimento econômico e sócioambiental em parceria com a Associação Mato-grossenses dos Municípios (AMM) e instituições como o Banco do Brasil.

Na programação para se conhecer o que há de melhor em desenvolvimento sustentável na Europa, estão previstos encontros com líderes políticos e visitas técnicas nas seguintes áreas: cooperação entre prefeituras municipais de uma mesma região; experiências de municípios que tenham implantado processos de planejamento estratégico com êxito; projetos territoriais que envolvam Municípios de pequeno porte; experiências de turismo rural; arranjos produtivos locais de importância relevante; e estabelecer cooperação com Centros de Excelência que tenham desenvolvido ou estejam trabalhando com análise dessas iniciativas.

Conforme Vettorato, um dos aspectos a serem avaliados é a forma como os produtores europeus mantém os sistemas de controle de qualidade, adequação sanitária e forma de produção até a chegada do produto ao consumidor.

Para avaliar as questões de certificações técnicas – alvo de interesse cada vez maior do consumidor - o presidente do Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado (IMEQ), Jair José Durigon, integrará a comitiva. “Itália e França têm tradição de certificação muito forte onde o consumidor avalia que o produto tem controle e as entidades específicas dos produtores”, disse Jair.

Segundo ele, um dos interesses da missão é justamente observar in loco como os consumidores europeus avaliam os produtos e como como os produtores conduzem seus programas de certificação.

Além de Silval,Vettorato e Durigon, integram a missão o coordenador do MT Regional e secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga, os prefeitos Dilceu Rossato (Sorriso), Newton Mioto (Pontes e Lacerda), Roque Carrara (Nova Santa Helena), Israel Antunes (Denise), Maurício Cardoso Tonhá (Água Boa), Fernando Gorgen (Querência), Mário Cézar Barbosa (Alto Boa Vista), Damião Carlos de Lima (Cotriguaçu), Eraldo Vera (Ribeirãozinho), Zózimo Wellington Chaparral (Barra dos Garças), Celso Paulo Banazeski (Colíder), José Elpídio Cavalcante (Nova Olímpia), Revelino Braz (Porto dos Gaúchos), além de José Guilherme Barbosa e Zaira de Melo, superintendente do Sebrae, e gerente da entidade, respectivamente.





Fonte: AMM/Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199369/visualizar/