Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 08 de Novembro de 2007 às 09:58

    Imprimir


E continuam os comentários sobre a pesquisa de opinião pública realizada pelo Imadi em Diamantino, nos dias 15 e 16 de outubro. Há números interessantes, como os relativos aos bairros da cidade. De forma espontânea, a pesquisa envolvendo o Buriti e mais as três Cohab’s ouviu 55 pessoas. Com relação à administração do prefeito Chico Mendes, o maior percentual é o dos que consideram regular (30,91%), superando os que consideram boa (29,09%), péssima (18,18%) e ruim (12,73%). A opção ótima foi apontada por apenas 9,09% das pessoas.

Também de forma espontânea foi perguntado às pessoas qual o melhor nome hoje para administrar Diamantino. Dois vereadores estão na frente: Juviano Lincoln tem 10,91% das preferências (6 pessoas), seguido de Gonçalina Almeida, com 7,27% (4). O deputado Erival Capistrano e o empresário Valdinei Teodoro, pré-candidato pelo PSDB, vêm a seguir, ambos com 5,45% (3 pessoas).

Há uma gama de candidatos que não alcançam 2% da preferência dos moradores do Buriti e das três Cohab’s. Agora, o interessante mesmo é o número de indecisos (21,82%) e dos que não sabem ou não quiseram responder: 36,36%.

Já com relação à rejeição de nomes para prefeito, Antônio da Carol lidera, com 9,09% (5 pessoas disseram que não votariam nele de jeito nenhum). O segundo posto é dividido por Levi Pedrini, Miltinho Criveletto e Valdinei Teodoro, todos com 3,64% (2 pessoas). Lincoln, Gonçalina e Erival têm 1,82% cada, enquanto 21,82% dos entrevistados estão indecisos e 52,73% preferiram não responder ou não sabem.

Lincoln é também o mais cotado para ser reeleito, quando o assunto é a Câmara de Vereadores. Ele tem 9,09% das preferências (5 lembranças), seguido de Gonçalina, Stol e Ticão, todos com 3,64% (2 pessoas). Entre os nomes novos para vereador, João da Silva está na frente, com 3,64% da preferência (2 pessoas). O número de indecisos é grande (38,18%), bem como os do que não sabem e nem responderam (21,82%).

CENTRO “ANTI-CHICO”

É no centro da cidade que a classificação da atual administração do prefeito Chico Mendes alcança o pior desempenho. Os que acham regular somam 36% (cerca de 18 pessoas), enquanto 32% acham que é péssima, seguida de ruim, com 18%. Ótima tem 10% e boa, 4%. Lembrando que o Imadi ouviu 50 pessoas nesta região de Diamantino.

Dois nomes se destacam entre os que foram lembrados para prefeito: Erival Capistrano, com 10% (5 pessoas) dos ouvidos, e Gonçalina Almeida, com 8% (4). Valdinei Teodoro e Juviano Lincoln dividem o terceiro posto, com 6% (3 pessoas), seguidos de Braga da Farmácia e Otaviano Pivetta (este sequer pode ser candidato, porque não tem domicílio eleitoral em Diamantino), com 4%. O número de indecisos soma 18%, enquanto 36% não responderam ou não sabem em quem votariam hoje para prefeito.

Com relação à rejeição de nomes para prefeito, Levi Pedrini e Antônio da Carol aparecem com destaque: 12% ou seis pessoas disseram não votar neles de jeito nenhum. Miltinho Criveletto vem a seguir, com 8%, seguido de Lincoln e Valdinei, ambos com 6%. Gonçalina e Erival têm 2%, enquanto 16% dos ouvidos disseram estar indecisos e 36% que não sabem ou não quiseram responder.

Com relação à releição dos vereadores, Lincoln tem a preferência dos moradores do Centro: 14%, que corresponde a 7 dos ouvidos pelo Imadi. Stol vem a seguir, com 8%. Ticão tem 4%, o mesmo que nomes novos como Fernando e Jabuti. Indecisos somam 34% (17) do total e não sabem ou não responderam, 12%.

PÉ VERMELHO PRÓ-VALDINEI

No Pé Vermelho chama a atenção a preferência por Valdinei Teodoro. Nada menos que 18% dos 50 entrevistados (nove) disseram que votaram nele para prefeito. Erival Capistrano e Miltinho Criveletto têm 6% da preferência, seguidos de Gonçalina, Pivetta e Lincoln. Os indecisos somaram 18%, enquanto 34% não sabem ou não responderam.

Muda-se o local, mas não os preferidos na rejeição. Levi Pedrini e Antônio da Carol lideram, com 16% das respostas. Gonçalina e Lincoln têm 8%, enquanto Erival e Miltinho, 4%. Do total, 20% estão indecisos e outros 22% não sabem ou não responderam.

A classificação da administração do prefeito Chico Mendes pode ser considerada parcialmente positiva, com relação aos moradores do Pé Vermelho. No total, 28% (14 pessoas) acham regular, enquanto 24% (12) classificam como boa. Péssima (20%) e ruim (16%) vêm a seguir, superando ótima (12%).

Da atual Câmara, três nomes aparecem com destaque no Pé Vermelho: Lincoln, com 8% (4 pessoas) da preferência dos ouvidos; Gisa, com 6% (3) e Carlinhos Gaino, 4% (2). Foram citados ainda Ticão, Stol e Renato. Entre os nomes novos, nenhum se destaca, com todos ficando na média dos 2%, entre eles Serafim, Luiz, Carmen, Jaburi, Péricles, Arnaldo e até Miltinho.

SÃO BENEDITO/CONCEIÇÃO/C. MORUMBI

A atual administração de Diamantino não “fede nem cheira” para a maioria dos moradores de três localidades: São Benedito, Conceição e Morumbi. Das 45 pessoas entrevistas, 40% disseram que é “regular”. Como “boa” foram 20% dos entrevistados, seguidos de “péssima” (15,56%), “ruim” (13,33%) e ótima (11,11%).

Entre os possíveis nomes para suceder o atual prefeito, Gonçalina Almeida lidera, com 11,11%, bem à frente do segundo colocado, Valdinei Teodoro e Erival Capistrano, ambos com 6,67%. Juviano Lincoln foi lembrado por 4,44% das pessoas e Joaquim Costa por 2,22%. O número de indecisos é grande (40%), bem como os de não sabem ou não responderam (28,89%).

A rejeição a possíveis nomes não muda muito no São Benedito, Conceição e Morumbi. Antônio da Carol amplia sua liderança neste quesito, com 24,44% da preferência (11 pessoas no total). Levi Pedrini aparece em segundo, “cabeça a cabeça” com Miltinho Criveletto, ambos com 13,33%. Lincoln tem 8,89% da preferência, enquanto Erival, Gonçalina e Valdinei, 4,44%. O número de indecisos e dos que não sabem/não responderam se equivalem: 13,33%.

Com relação à Câmara, Lincoln está bem cotado: 13,33% das pessoas (seis no total) se lembraram dele na hora de responder. Ticão e Gisa dividem o segundo lugar da preferência, com 4,44%, mesmo percentual de outros dois nomes: Serafim e Peru. É grande o número de indecisos (37,78%) e dos que não sabem ou não quiseram responder (22,22%).

BOM JESUS TAMBÉM É VALDINEI

Subiu a serra, Valdinei Teodoro “manda”. Ele lidera a pesquisa no bairro Bom Jesus, com relação ao melhor nome para assumir a prefeitura de Diamantino, a partir de 2009. No total, sete dos 45 ouvidos (15,56% do total) são a favor de Valdinei, contra 6,67% de Erival e Pivetta e 4,44% de Lincoln. Braga da Farmácia e Gonçalina Almeida também foram lembrados: 2,22%. Indecisos foram 35,56% e os que não sabem ou não quiseram responder somam 26,67%.

A administração Chico Mendes é “detonada” no Bom Jesus. Ninguém a classifica como ótima. Apenas 17,78% a acham boa, o mesmo percentual dos que acham que é péssima. É ruim para 26,67% e regular para 37,78%. Diante disso, 37,78% dos ouvidos disseram que não votariam em um candidato apoiado por Chico, enquanto 53,33% disseram “depende de quem”.

Da atual Câmara de Diamantino, Lincoln (13,33%) e Gisa (6,67%) aparecem com destaque na busca pela reeleição. Gimenes, Gonçalina, Carlinhos Gaino e Ticão dividem 2,22% da preferência, o mesmo que nomes novos como Veríssimo, Antônio Praxedes, Bahia do Globo e Sidimar. O número de indecisos chama a atenção: 42,22% ou 19 pessoas. Não sabem ou não respondem 17,78% (8).

PEDREGAL PRÓ-GONÇALINA E TICÃO

A vereadora Gonçalina Almeida obtém bom desempenho no Pedregal, com relação à uma possível candidatura a prefeito em 2008, segundo a pesquisa do Imadi. Ela tem 20% de preferência, muito acima dos outros nomes: Juviano Lincoln (8%), Valdinei Teodoro (4%) e Erival Capistrano (4%). O número de indecisos soma 40% e o de não sabem ou não responderam, 24%. Foram entrevistadas 25 pessoas.

Já para a Câmara de Vereadores, destaque para o desempenho do atual presidente, Wilson Ticão. Ele domina, com 16% da preferência (quatro se lembraram dele), bem à frente de Gonçalina e Lincoln, os segundos colocados com 4%. Uma gama de nomes foram lembrados como novidades para a Câmara, entre eles Leandro, Natalina, Ismael Santos, Flávia Dias, Drª. Marina e Serafim. Todos têm 4%. O número dos que não sabem/não responderam é grande (40%), enquanto os indecisos são 12%.

Outra novidade no Pedregal é com relação à rejeição de determinados nomes. Antônio da Carol tem a liderança dividida com Miltinho Criveletto. Ambos somam 16% ou seja 4 pessoas. Valdinei Teodoro, Levi Pedrini e Lincoln foram escolhidos por 12% dos entrevistados, enquanto Erival Capistraono por 8% e Gonçalina, 4%. Estão indecisos outros 4% e 16% não sabem ou não quiseram responder.

Os moradores do bairro Pedregal estão divididos com relação à administração do prefeito Chico Mendes. 48% deles responderam que é “regular” (12 pessoas), enquanto 12% acharam “ruim” e 16% “péssima”. Apenas 8% acham “ótima” e 16%, “boa”. Com isso, o apoio do prefeito a algum nome pode ser significativo: 24% (seis pessoas) disseram que votariam em um candidato apresentado por Chico Mendes, enquanto 40% falaram “não”. Já 36% preferem, primeiro, saber de quem se trata para depois fazer sua escolha.

PÉ BRANCO DIVIDIDO

Os moradores do Pé Branco estão divididos com relação à classificação da administração do prefeito Chico Mendes. Maior parte acha que foi péssima. No total são 28% dos 25 entrevistados, ou seja, sete pessoas. 24% consideraram regular, 20% boa, 16% ruim e 12% ótima. Com isso, 56% dos entrevistados disseram que não votariam em candidato apresentado por Chico para sucedê-lo. 28% ainda admitiram “depender de quem”, enquanto 16% falaram que sim, que votariam em um nome apresentado pelo dono do poder em Diamantino.

Entre os nomes dos possíveis candidatos postos para 2008, Valdinei Teodoro faz sucesso no Pé Branco. No total, 12% querem vê-lo na prefeitura, enquanto 8% insistem em preferir Otaviano Pivetta, mesmo sem ele poder concorrer em Diamantino. Oito nomes dividem uma fatia de 4% das preferências (uma pessoa se lembrou deles), devendo-se acentuar o número de indecisos (28%) e de não sabem ou não responderam (24%).

A rejeição a possíveis nomes não traz novidades com relação ao primeiro colocado. Afinal, Antônio da Carol segue na frente, com 20% das citações. A novidade são os dois nomes que vêm a seguir: Lincoln e Miltinho Criveletto, com 16%, percentual alto em relação ao desempenho deles em outras localidades de Diamantino. Gonçalina e Erival têm 12%, enquanto Levi Pedrini alcança seu melhor desempenho em termos de rejeição, com “apenas” 4% das lembranças. 16% dos ouvidos disseram estar indecisos.

Três vereadores da atual Câmara e um nome novo aparecem na liderança da preferência dos moradores do Pé Branco. Lincoln, Gonçalina e Carlinhos Gaino têm 8%, o mesmo que Silvana. A seguir vêm Stol, Gimenes, Adonias e Lima, todos com 4%. Neste quesito, 16% das pessoas se disseram indecisas em relação a um nome para a vereança, enquanto outros 4% não quiseram responder ou não sabem.

BOJUÍ: “NÃO ME APÓIA, CHICO!”

O assentamento Bojuí pode ser considerado aquele onde o apoio do prefeito Chico Mendes é dispensável. Nenhuma das 25 pessoas ouvidas nesta localidade admitiu votar em um candidato apresentado pelo ocupante do poder em Diamantino. E mais: 36% não votariam em um nome apresentado por ele de forma alguma. Outros 64% até admitem analisar a situação, mas depende de quem for o nome. A classificação da administração Chico Mendes alcança desempenho pífio no Bojuí. Apenas 4% a acham ótima. 36% não perdoaram a atual administração e a classificam como péssima. 12% a acham ruim, 16% regular e 32% boa.

De uma forma geral, cinco nomes foram citados pelos moradores de Bojuí como plausíveis para serem candidatos a prefeito em Diamantino, em 2008. Juviano Lincoln encabeça a lista, com 8% das citações. Milton Criveletto, Clóvis Castro, Valdinei Teodoro e Gonçalina Almeida estão com 4% cada um. Os indecisos somam 32% e os não sabem ou não responderam 44%.

O índice de rejeição apresenta um nome novo na liderança. Dos ouvidos, 24% (ou seis pessoas) não votariam no deputado Erival Capistrano como candidato a prefeito de jeito nenhum. Antônio da Carol foi destronado, mas mantém pelo menos a segunda posição: 20% (5 pessoas). Seguem-se Gonçalina (16%), Miltinho e Levi Pedrini (ambos com 8%). Lincoln tem 4%, o mesmo número dos indecisos. Não responderam ou não sabem 16% dos ouvidos.

Poucas pessoas tiveram seu nome lembrado numa possível votação para vereador no Bojuí. Da atual Câmra, apenas Lincoln e Gimenes, ambos com 4%. De nomes novos, também com 4%, aparecem Antônio José, Zé Medalha e Marina. Boa parte ainda está indecisa (para ser mais exato 40%) ou não sabe/não respondeu (36%).

CAETÉ MANTÉM TENDÊNCIA

Assim como no Bojuí, também na localidade de Coité nenhum dos 25 entrevistados votaria em um candidato apresentado por Chico Mendes. 32% dizem que não votariam “de jeito nenhum”, enquanto 68% admitiram analisar (depende de quem). A classificação da administração do alcaide também enfrenta dificuldades na opinião dos coiteenses: 24% a consideram péssima, 20% ruim e 24% regular. Como boa 24% e ótima, apenas 8%.

O vereador Juviano Lincoln é o nome mais lembrado em termos de uma possível candidatura a prefeito de Diamantino. Ele tem 16% da preferência, o equivalente a quatro pessoas lembrando seu nome. Valdinei Teodoro aparece a seguir, com 12%. Erival tem 8% e Gonçalina Almeida e Miltinho, 4%. O número de indecisos ainda é significativo (36%), enquanto 20% não sabem ou não quiseram responder.

A rejeição traz Levi Pedrini na frente, com 20%. Antônio da Carol divide a segunda posição com dois nomes: Gonçalina e Miltinho. Todos têm 12%. Foram lembrados ainda os nomes de Erival Capistrano (8%), Valdinei Teodoro (4%) e Lincoln (4%). Os indecisos somam 12% e os que não sabem ou não responderam, 16%.

O grande número de indecisos (64%) faz com que poucos sejam os nomes lembrados pelo pessoal de Caité com relação à Câmara de Vereadores. Dos atuais ocupantes do Poder Legislativo foram citados Stol, Gonçalina e Gimenes (todos com 4% da preferência), enquanto o único nome novo é o de Sidmar (4%). 16% disseram não saber ou não quiseram responder.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199420/visualizar/