Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 07 de Novembro de 2007 às 07:02
Por: Soraia Ferreira/Débora Lemos

    Imprimir


O trecho de 33 quilômetros da MT-160, que liga três comunidades rurais de Alto Paraguai (a 208 km de Cuiabá) - Curupira, Tira Sentido e Capão Verde - à sede do município, será totalmente recuperado. A obra foi anunciada pelo deputado estadual Erival Capistrano (PDT) e pelo deputado Zé Domingos (DEM), que acompanharam os membros da Cooperativa Agropecuária de Capão Verde (Coopaverde) e vereadores do município no pleito ao secretário de Estado de Infra-estrutura, Vilceu Marchetti.

De acordo com Erival, o trecho de chão será totalmente patrolado. “Duas pontes, a Tijucal e a Mata Grande, também devem ser restauradas”, informou o deputado. O encontro ainda contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Alto Paraguai, Orides Piloneto, do vereador Xisto Cardoso da Silva, do presidente da Associação Capão Verde, Aloir Madaina, e do presidente da Coopaverde, Maurício Lopes.

Os líderes comunitários também pediram aos deputados para viabilizem um projeto de agricultura familiar. Eles querem a colaboração para a aquisição de materiais e equipamentos e um barracão para o inicio de uma mini-agroindústria de doces na região.

Segundo o vereador Xisto, no projeto de assentamento Capão Verde existem 94 hectares de plantação de frutas — e a implantação da indústria comunitária traria aproveitamento da produção existente, além do fortalecimento da organização da classe, melhoria na renda das famílias e geração de empregos diretos e indiretos.

Outro pedido dos associados da Coopaverde é a construção de um laticínio com capacidade de processamento de 10 mil litros por dia. Os cooperados solicitaram dos deputados a intervenção para a aquisição dos equipamentos necessários para a implantação do laticínio, como: tanque mecânico com serpentina para aquecimento, com capacidade de cinco mil litros; mesas em aço inox, com dreno para escoamento do soro moldeiras e filadeiras; câmara fria para estocar queijos, salmoura; tanque de salga; maturador de massa; um caminhão câmara fria; além de um barracão em alvenaria.

Segundo Maurício Lopes, a cooperativa entraria com a contrapartida na aquisição do caminhão e do resfriador de leite, mão-de-obra para a construção do barracão e terreno. ”A implantação da usina traria maior participação de seus cooperados, maior incentivo e fortalecimento da cadeia produtiva do leite, gerando emprego e renda para a região”, disse ele.

A solicitação foi encaminhada pelos deputados ao Senador Jonas Pinheiro para que estes projetos entrem nas emendas do senador para o próximo ano.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199646/visualizar/