Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Novembro de 2007 às 20:29

    Imprimir


Na próxima semana começarão a ser fiscalizados os cursos de direito que tiveram conceito insatisfatório no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Ministério da Educação listou 83 instituições que receberam os conceitos 1 ou 2 como nota na prova em que o conceito máximo é 5.

De Mato Grosso, quatro instituições de ensino foram notificadas e passarão pela fiscalização do MEC. São elas: o Centro Universitário Cândido Rondon, de Cuiabá, as Faculdades Integradas de Tangará da Serra, as Faculdades Integradas de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) e a Faculdade Afirmativo em Cuiabá.

Os fiscais visitarão 60 dessas instituições, que não apresentaram resposta sobre o baixo desempenho dos alunos na prova ou tiveram as justificativas consideradas "não-convincentes" pelo Ministério. Já neste ano, 30 instituições serão visitadas e as outras 30, passarão pela fiscalização em 2008. Os fiscais avaliarão vários aspectos do curso, como qualidade das instalações e laboratórios, número de alunos por sala, grade curricular e quantidade de professores, mestres e doutores.

O objetivo inicial será sugerir melhorias para os curso, mas em último caso as instituições podem ser proibidas de efetuarem novas matrículas. Os outros 23 cursos não serão visitados de imediato porque apresentaram um diagnóstico de seus problemas e propostas de melhora.

Nestes casos, o ministério vai esperar os resultados da implementação dessas propostas. Segundo o presidente da Comissão de Ensino Jurídico da OAB Nacional, Adilson Gurgel, essas instituições se comprometem a adotar providências como redução de vagas de ingresso e contratação de novos integrantes do quadro docente em tempo integral. Elas revelam também a intenção de implementar processos de nivelamento de estudantes, qual seja, uma espécie de "up grade" daqueles que chegam com base fraca do segundo grau, de modo a melhor prepará-los para a graduação.

A Notificação

Os cursos notificados pelo MEC em razão da qualidade considerada sofrível são aqueles que registraram conceito inferior a 3 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e índice de aprovação no Exame de Ordem inferior a 10% do total de inscritos oriundos de cada curso.

Além dos que sofrerão supervisão (60) e daqueles que são sensíveis à necessidade de melhoria da qualidade, uma das instituições notificadas foi excluída por ter havido erro na avaliação de seu desempenho, que estava acima do conceito 2, e duas também não podem ser abrangidas pela fiscalização do MEC por serem estaduais. No caso das outras quatro, terão abertos processos administrativos para checagem de dados considerados conflitantes, entre os que foram apontados pelo MEC e os admitidos pelas instituições.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199863/visualizar/