Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Segunda - 05 de Novembro de 2007 às 18:46

    Imprimir


O prefeito Wilson Santos e a vice-prefeita Jacy Proença lançaram na manhã desta segunda-feira (05), a “Agenda Única – 20 de novembro”, mês da Consciência Negra e da exposição "Heroínas e Heróis da Resistência". Durante o mês de novembro, a Prefeitura de Cuiabá através do gabinete da vice-prefeita - diretoria de políticas especiais estará promovendo vários eventos ligados ao tema. O evento vem acontecendo há dois anos, conforme relatou a vice-prefeita. “Há dois anos atrás começamos esse trabalho, hoje estamos iniciando um conjunto de atividades para este chamamento, acima de tudo, pela paz.”, frisou Proença. Ela ainda salientou que o envolvimento da população será de grande valia para o evento. “Queremos envolver a sociedade, pois toda forma de discriminação não combina com a paz, estamos no rumo certo, que irá trazer dividendos para todos”.

Sobre a exposição “Heroínas e Heróis da Resistência”, Proença destacou que é importante valorizar as pessoas que fizeram a nossa história. “Temos que reconhecer que muitas pessoas nos antecederam, e através desses painéis, buscamos homenageá-los, um deles é o ‘Zumbi dos Palmares’, que lutou até seus últimos dias para que houvesse respeito entre os seres humanos”, frisou, citando o prefeito Wilson Santos como um grande defensor da diversidade racial, por ser o autor da lei que nacionaliza o feriado de 20 de novembro.

O prefeito por sua vez, disse que a educação tem que ser construída sob a diversidade. “Somos de uma mesma origem, ninguém é melhor que ninguém. Que nesses dias de atividades, possamos todos fazer uma reflexão séria, sobre as diversas formas de preconceitos, para diminuir e quem sabe um dia desaparecer com ele”, expressou Santos. Ele relatou ainda, que a vice-prefeita Jacy Proença, sabe o que é o preconceito, pois sofreu na pele. “Sofreu com uma sociedade masculina, patriarcal e feroz, mas com a mão de Deus, está ocupando um espaço de destaque na sociedade, e tem usado com muita dignidade”.

As exposições das fotografias de personalidades que marcaram a história do Brasil estarão durante todo mês de novembro, no Saguão do Palácio Alencastro. Em destaque está o “Zumbi dos Palmares”, que em 20 de novembro de 1695, foi assassinado Zumbi, um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, que se transformou em um grande ícone da resistência negra ao escravismo e da luta pela liberdade.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199883/visualizar/