Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 05 de Novembro de 2007 às 09:06
Por: Débora Lemos

    Imprimir


Dois projetos de leis do deputado Zé Domingos (DEM) estão tramitando na Assembléia Legislativa. O primeiro trata-se de estabelecer apoio profissional a entidades não governamentais que atuam na assistência social e recuperação de dependentes químicos. E o outro é o que cria incentivos ao desenvolvimento e uso da energia solar dentro do Estado.

No primeiro a intenção é coibir o aumento do uso de drogas principalmente entre crianças e adolescentes que caem facilmente em armadilhas de traficantes, trilhando um caminho muitas vezes sem volta. O objetivo do PL é de colaborar com as entidades de atendimento filantrópico para que recebam apoio técnico e organizacional do estado.

Estas instituições sem fins lucrativos, geralmente não conseguem celebrar convênios com estados e municípios, ficando sem condições e recursos financeiros para levar adiante seus trabalhos que alcançam índices de recuperação mais significativos que muitos hospitais e clínicas psiquiátricas.

Durante apresentação do projeto de lei, Zé domingos destacou que é preciso o poder público tomar medidas rápidas e eficientes, já que é notório que a droga destrói o corpo, o cérebro, a auto-estima, e a personalidade dos usuários. O deputado avaliou que por sua força destruidora, a desintoxicação e recuperação de um dependente químico é muito complexa, envolvendo médicos, terapeutas e familiares entre vários outros profissionais, porém esta assistência para esse tipo de tratamento prestado pelo estado é deficiente, o que precisa ser revertido, comentou.

O outro projeto de lei, se aprovado vai criar uma política de ações e incentivos a implantação e desenvolvimento de projetos de aproveitamento de energia solar em Mato Grosso. Aproveitando que o território de Mato Grosso é muito quente e a incidência de raios solares sobre todo o Estado é forte e constante praticamente o ano todo, a futura lei objetiva dotar uma política para este setor que aos poucos vem se delineando.

Segundo o deputado não se tem ainda no Estado, normas que disciplinem estímulo a projetos de aproveitamento da energia solar. “Entendo que o Poder Público precisa mobilizar-se urgentemente para criar condições de suporte institucional, político e econômico às iniciativas que, acredito, a partir da realidade que se firma em Mato Grosso, sobretudo quando os empreendedores tiverem à disposição mecanismos de apoio que haverão de ser criados a partir da instituição de uma política adequada ao setor”, ressaltou.

Só recentemente, com o encarecimento do uso das fontes de energia tradicionais e mesmo com a ameaça de extinção dos recursos naturais não renováveis, é que firmou-se a idéia de se utilizar a energia solar para a transformação em energia elétrica. Porém, ainda é pouquíssima usada a sua aplicação, provavelmente devido a abundância de geração de outras alternativas e formas de energia.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/199986/visualizar/