Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Outubro de 2007 às 19:43
Por: JOÃO MANUEL

    Imprimir


Nos dias 29 e 30 de outubro, em comemoração ao Dia Nacional do Livro (29.10), a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça recebeu cerca de trinta instituições de ensino totalizando mais de dois mil visitantes que assistiram peças teatrais, performances poéticas, apresentações musicais e visitaram estandes literários. A gerência da Biblioteca homenageou com uma placa os leitores mais assíduos e também diversos parceiros da instituição.

Crianças e adolescentes puderam conhecer projetos de incentivo à leitura como a Biblioteca Itinerante Saber com Sabor, instalada em um ônibus que ficou estacionado em frente ao Palácio da Instrução. A coordenadora do projeto "Saber com Sabor", Creuza Maria Sousa Guimarães, ressaltou que a importância de eventos como este proporciona o intercâmbio, fazendo os estudantes perceberem que a biblioteca é, não só um espaço de pesquisa, mas também, de criação e interação. A Biblioteca Itinerante recebeu mais de trezentas visitas nos dois dias de evento.

Já a professora Gisele San Martins, da Escola Estadual Pe. Wanir, disse que as apresentações culturais mostraram para os alunos como, partindo da literatura, pode-se criar e recriar várias coisas. "Agora podemos até incentivar nossos alunos a produzirem obras de arte, como peças de teatro, por exemplo" conclui.

EXEMPLO DE LEITORES

Na abertura do evento, o secretário adjunto de Cultura, Toco Palma, agradeceu a participação da comunidade e lembrou a importância das novas tecnologias no incentivo à leitura. Ele entregou ainda uma homenagem para três crianças freqüentadoras mais assíduas da Biblioteca. Isaías (14 anos), Ana Isabel (12 anos) e Isaura Sara (9 anos) são irmãos e não esperavam que seriam homenageados por uma coisa que gostam tanto de fazer: ler.

As crianças são filhas do casal de artesãos, o catarinense José Amaro Xavier e a venezuelana Maria Luiza Amaro Xavier. Há sete meses, eles residem em Cuiabá, trabalham na praça da República, nas feiras de artesanato da praça Santos Dumont e do Sesc-Arsenal.

Segundo Maria Luiza, a família veio da Venezuela para visitarem os parentes brasileiros em Santa Catarina e para que as crianças pudessem conhecer a cultura do pai. Já passaram por diversas cidades brasileiras, mas optaram por se estabelecerem em Cuiabá, pois não gostam do clima frio do sul e mesmo com algumas dificuldades podem vender seu artesanato com alguma tranqüilidade.

"Chegamos aqui o ano letivo já estava bem avançado. Procuramos algumas escolas para matricularmos os meninos, mas não pudemos, pois já era abril e eles conheciam pouco a língua portuguesa. A Biblioteca Estadual foi um achado para eles" comentou a mãe. Ela ficou muito surpresa e muito honrada pelos filhos.




Fonte: SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/200623/visualizar/