Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 30 de Outubro de 2007 às 17:08
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


Tangará da Serra, MT - “Levante a sua bandeira”. Com esse tema o Governo do Estado e os prefeitos dos 141 municípios de Mato Grosso convocam os jovens, entre 15 e 29 anos, para a 1ª Conferência Estadual da Juventude que ocorre nos próximos dias, 11, 12 e 13 de dezembro, em Cuiabá. Cada município tem direito a ter três representantes na discussão que busca, além de definir políticas públicas para o jovem, consolidar o Plano Estadual da Juventude.

Dez municípios já escolheram os jovens (delegados) que irão representá-los por meio de Conferências Regionais da Juventude, sediadas em cidades pólos desde o último dia 17 de outubro. Nesta terça-feira (30.10) foi a vez da juventude de Barra do Bugres, Brasnorte, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Olímpia, Porto Espiridião, Santo Afonso, Sapezal e Tangará da Serra eleger os representantes.

A Conferência Regional da Juventude - Pólo VII, promovida para os jovens desses municípios, prossegue durante todo o dia desta terça-feira no auditório II da igreja Matriz de Tangará da Serra (213km ao Médio-Norte de Cuiabá). A participação é aberta ao jovem. As discussões tiveram início pela manhã com palestras enfocando a realidade vivida pela juventude nos dias de hoje, tendo como assunto: Juventude Brasileira ‘Mudanças e Pré-conceitos’.

Os jovens também tiveram a oportunidade de expressar o que pensam no espaço Fala Garoto... Fala Garota... Como Alexandre Rolim, membro do Conselho de Cultura de Campo Novo do Parecis, que não se intimidou pelo microfone e conclamou os demais jovens presentes a participarem ativamente das decisões políticas e sociais de seus municípios, estados e do país.

“Aqui é o pontapé inicial. Precisamos mostrar que nós somos capazes, que temos competência”, argumentou Alexandre que citou em seu discurso exemplos como os ‘caras pintadas’ e a força da União Nacional dos Estudantes (UNE) durante a Ditadura Militar nos anos 70.

REGIONAIS

O conselheiro estadual da Educação de Mato Grosso, Rafael da Silva Melo, que é ainda o coordenador da Juventude de Várzea Grande (município vizinho da capital), reforçou a fala do jovem chamando atenção para o compromisso e responsabilidade, o que será necessário provocar e também respeitar a opinião dela. Segundo ele, uma das principais propostas já está sendo concretizada que são essas parcerias: governos do Estado e Federal e gestores municipais.

“A conferência é oportuna, porque abre um espaço para a juventude reivindicar, sugerir e definir melhor que política quer para o futuro”, opinou uma das organizadoras da Conferência regional - do Pólo VII, Helena Maria Leal de Andrade. Para ela, a proposta da conferência vem mudar uma triste realidade, pois hoje o jovem discute apenas em grupos fechados como nos Lyons (Clube), Rotary (Club) e Pastorais da Juventude.

Desde o final da manhã, os participantes da conferência em Tangará discutem propostas para as políticas públicas de interesse do jovem que serão apreciadas pelos delegados eleitos nas regionais durante a 1ª Conferência Estadual da Juventude, podendo ser apresentadas até na Conferência Nacional da Juventude, programada para ocorrer em abril de 2008 em Brasília (DF).

DEBATE

Divididos em quatro grupos, os jovens tiveram como base para traçar essas propostas: Desenvolvimento integral (educação, trabalho, cultura e leitura, empreendedorismo), Qualidade de vida (meio ambiente, saúde, esporte e lazer), Vida segura (promoção social, prevenção e segurança), e Cidadania (valorização da diversidade, respeito aos direitos humanos, portadores de necessidade especiais, protagonismo e organização juvenil). Ao final serão elaborados relatórios conclusivos.

As propostas apresentadas pelos grupos destacam a preocupação do jovem com a Educação, da continuidade dos estudos, do ingresso no ensino superior ao acesso a uma universidade e, especialmente, a qualidade. O primeiro emprego, e também o desemprego, também foram lembrados pelos jovens que, entre as reivindicações do debate, ressaltaram a capacitação.

Os problemas que afetam o meio ambiente, como as queimadas e o desmatamento, também preocupam a juventude. O assessor especial de Políticas Públicas da Juventude de Mato Grosso, Rafael Henrique Santos, surpreendeu-se ao observar que mesmo estando numa faixa-etária média de 15 anos muitos deles têm mostrado interesse com o ar que os filhos irão respirar no futuro.

PARTICIPAÇÃO

“Temos nos surpreendido na realização dessas conferências. Os jovens estão participando. Uma média de 300 jovens por conferências e não só participando do evento, mas construindo as propostas, dando idéia, interagindo e trazendo propostas concretas, que vão direcionar a política pública e trazer melhoria também para a sociedade mato-grossense”, disse Rafael Santos.

O prefeito de Tangará da Serra, Júlio César Ladeia, orientou o jovem a construir a responsabilidade social primeiramente com a família e os amigos e, então, com a sociedade, assumindo o compromisso, uma participação ativa nas decisões seja social ou política, porque “o mundo inteiro é regido por política”, afirmou chamando a juventude a essa reflexão.

O vereador José Jaconias, representante jovem na Câmara de Tangará, fez um compromisso com os participantes de apresentar um projeto de lei para a instalação de uma coordenação municipal de políticas públicas da juventude. Hoje, segundo informou Rafael Santos, está em apreciação na Câmara de Deputados o projeto de lei 24, referente ao Plano Nacional da Juventude e a regulamentação do Estatuto da Juventude.

O evento foi oficialmente aberto na noite dessa segunda-feira (29.10) pelo assessor especial da juventude do Estado, Rafael Henrique Santos; conselheiro estadual de Educação de Mato Grosso, Rafael Silva Melo; juíza da Vara da Infância e Juventude de Tangará da Serra, Wandinelma Santos e secretárias municipais de Assistência Social, Ângela Dedoja Louret; e de Educação, Rosenilda Graggel. Também participou da solenidade frei Elizeu da Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Trinta delegados estão sendo escolhidos para representar o Pólo VII na 1ª Conferência Estadual da Juventude. Os jovens são representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, de movimentos sociais e populares, de entidades sindicais e profissionais, conselhos de classe, empresariado, organizações não-governamentais (ONG’s) e principalmente estudantes de nível médio e superior.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/200652/visualizar/