Repórter News - www.reporternews.com.br
Economia
Sábado - 27 de Outubro de 2007 às 23:27

    Imprimir


Para o produtor, o preço da carne suína começa atingir um patamar aceitável, passado o momento de crise do embargo russo. Nos açougues, o reajuste ainda não foi percebido pelo consumidor.

Em janeiro os produtores vendiam o quilo do suíno vivo para abate por R$ 1,40 em Mato Grosso. Agora o preço saltou para R$ 2,20, um aumento de 58%.

Segundo o presidente da Associação dos Criadores de Suínos, o que se vê é a recuperação do setor. No ano passado houve restrições na exportação. Sobrou carne no mercado interno e o produto se desvalorizou.

“O promotor tomou muito prejuízo nos últimos meses e acredito que agora é que ele está voltando para o patamar que ele deve estar, até devido até o posicionamento da carne bovina e da carne de frango”, disse Vasco Bedim, diretor de frigorífico.

O aumento chegou aos consumidores, mas não na mesma proporção. Como o hábito de comprar carne de suíno ainda é baixo no Estado a maioria não observou.

“Sabe que eu nem notei? Eu comprei na semana passada, mas nem observei”, disse a contadora Leonor Germano.

Nos açougues e supermercados de Cuiabá, de janeiro a outubro o aumento da carne suína varia de 10% a 14% Com as festas de fim de ano o preço ainda pode subir, principalmente por causa da grande procura pelo pernil.

Mas até agora os preços não alteraram o volume de vendas. “Esse aumento não refletiu no consumo. O consumo continua a mesma coisa”, disse Diego Matoso, gerente de açougue.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201079/visualizar/