Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 27 de Outubro de 2007 às 21:21

    Imprimir


A assessoria de imprensa da Secretaria de Obras do Rio informou que vai ser construído provisoriamente um tapume no alto da encosta sobre o Túnel Rebouças para conter a terra e os galhos que possam cair sobre as pistas. Além do tapume, feito com madeira, a Secretaria de Obras informou que também pretende montar uma espécie de cúpula sobre as duas galerias. Estruturas de aço e madeira serão adaptadas prolongando a boca dos túneis. A partir de novembro, começará a obra do cinturão de concreto sobre a encosta acima do Rebouças.

O Túnel Rebouças, principal ligação entre as zonas Norte e Sul do Rio, está bloqueado desde terça-feira (23) nos dois sentidos. Segundo a Secretaria, cerca de 6 mil toneladas de areia, lama e barro, das 7 mil que caíram, segundo contas da própria secretaria, já foram retirados.



Ainda de acordo com a Secretaria, um guindaste vai colocar uma máquina na encosta para terminar o trabalho de retirada da areia. A limpeza deve seguir até a meia-noite deste sábado (27) e continuará a partir das 6h de domingo (28).

Todo barro retirado estava sendo levado para o aterro sanitário de Gramacho em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Mas os caminhões levavam até 4 horas para fazer uma viagem de ida e volta. Neste sábado, o trajeto encurtou. A terra, agora, é levada para o Aterro do Caju, percurso que leva em média, uma hora e meia.

Via pode abrir na quarta-feira

Com a expectativa de que a retroescavadeira comece a retirar a terra na parte de cima do túnel Rebouças no próximo domingo (28), o secretario municipal de Obras, Eider Dantas, informou na manhã deste sábado (27) que a via pode ser liberada entre quarta-feira (31) e quinta-feira (1º de novembro).

“A máquina deve subir ainda neste domingo e, se tudo der certo, a previsão é de 48 a 72 horas para a liberação do túnel”, disse Dantas. De acordo com o secretário a intenção da prefeitura é de que as galerias dos dois sentidos sejam liberadas nos dois sentidos ao mesmo tempo.

No entanto, se houver condições de segurança para a liberação, a possibilidade da pista no sentidos Zona Sul-Zona Norte ser liberada antes não foi descartada pelo secretário. Mas ele ressaltou que, no momento, ainda há muita lama e pedaços de tronco que caíram do topo da encosta na galeria.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201089/visualizar/