DEM reúne lideranças na 2ª em Cuiabá
Segundo o presidente do diretório regional, Oscar Ribeiro, confirmaram presenças na reunião os senadores Jayme Campos e Jonas Pinheiro, além de representantes da bancada estadual. Até a tarde desta sexta-feira, o diagnóstico do partido apontava para um cenário quase completo das escolhas dos novos presidentes municipais em Mato Grosso.
De acordo com Oscar, o partido registrou problemas em apenas três municípios: Jaciara, Apiacás e Juína. Contudo, a celeuma criada na cidade de Jaciara só deverá ser decidida mais tarde. O imbróglio ocorre por divergências entre grupo de militantes.
Ribeiro explicou que em Jaciara o partido foi palco de duas eleições para presidente do diretório. Após ter sido eleito presidente, Bento Teixeira de Mendonça, foi comunicado da realização de outra convenção municipal. Insatisfeitos, dois vereadores do DEM da cidade convocaram a eleição de outro líder do Democratas. Sob análise de documentos, o diretório regional havia confirmado o nome de Bento na coordenação municipal da sigla.
No entanto, decisão judicial da comarca do município cancelou as duas convenções, já que houve ingresso de ação solicitando a confirmação do dirigente não aceito pela legenda. Segundo Oscar, o partido definirá a medida a ser tomada judicialmente para resolver o impasse.
Os membros do DEM dos municípios de Apiacás e Juína não participaram das eleições simultâneas por conta de imbróglios internos. Os casos também foram levados ao conhecimento da direção estadual, que novamente teve o papel central para resolver o impasse. Com uma nova leitura do quadro, ambos municípios realizarão, neste sábado, a escolha dos respectivos presidentes municipais.
O presidente estadual da legenda considerou “normal” o resultado das eleições municipais do partido. “Levando em consideração os 141 municípios tivemos um bom desempenho. Acredito que neste sábado finalizaremos todo o processo de escolha dos novos presidentes do partido nas cidades do Estado. A seguir daremos prosseguimento as ações para a convenção Estadual do DEM, que será realizada no dia 23 de novembro”, lembrou.
Segundo Oscar, o diretório regional já avaliou os documentos de 82 diretórios municipais. Após a vistoria do partido, cópia dos processos segue para o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). No próximo acontece a eleição para direção estadual da legenda. O nome de Oscar é consenso entre as principais lideranças.

Comentários