Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Outubro de 2007 às 19:08

    Imprimir


Os Fiscais ambientais da Base Operativa do município de Aripuanã (976 quilômetros da Capital), com o apoio do Núcleo de Operações Aéreas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), realizam uma operação na região.

A área abrange sete municípios como Aripuanã, Colniza, Rondolãndia, Juara, Juína, Juruena e Contriguaçú. Essas localidades fazem parte da Base Operativa do Ibama na região Noroeste do Estado que já lavrou vinte e uma multas e mais de cem notificações que gerarão outras multas correspondentes aos fazendeiros da região.

As infrações ambientais somadas chegam, segundo apurações iniciais, a um valor de R$ 5,1 milhões. Foram aprendidos caminhões, motoserras e armas diversas. Até o momento, 14 fiscais já fizeram a vistoria em cerca de 3.500 hectares de áreas queimadas que foram autuadas ou embargadas pelo Ibama.

Ontem (24), a equipe de fiscalização do órgão fez um sobrevôo nas áreas que foram previamente selecionadas através de dados obtidos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter). Segundo a coordenação da Base Operativa de Aripuanã, o maior número de infrações cometidas estão relacionadas ao desmate ilegal da floresta amazônica, a queimadas sem autorização e ao transporte ilegal de produtos florestais.

As vistorias aéreas e terrestres continuam sendo realizadas na região que é considerada um dos últimos maciços de área remanescente da floresta amazônica no Estado.As inspeções fazem parte do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia Legal. O projeto existe desde 2004 e compõe um plano conjunto entre vários Ministérios no cambate ao desmatamento ilegal em uma região conhecida como "Arco do Desmatamento".





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201368/visualizar/