Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Outubro de 2007 às 17:08

    Imprimir


A continuidade dos problemas no setor aéreo do País fez com que muitos consumidores desistissem de viajar de férias no mês de outubro.

Segundo o coordenador de sondagens conjunturais do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), Aloisio Campelo, 72,1% do total de pesquisados para cálculo do Índice de Confiança do Consumidor (ICC) de outubro pretendem viajar de férias. Esse porcentual é o menor, para um mês de outubro, nos últimos três anos.

"A renda está subindo, o emprego está bom. Mas a intenção de viajar de férias está caindo", disse, esclarecendo que, em outubro de 2005 e em outubro de 2006, o porcentual de pesquisados que planejavam viajar de férias foi de 99,1% e de 80,1%, respectivamente. "Parece que o setor de turismo poderia estar crescendo muito mais, não fosse essa crise no setor aéreo" disse.

Ainda segundo Campelo, o porcentual de pesquisados que pretendem viajar de automóvel ficou em 44,7% em outubro - acima da fatia de 41,9% dos entrevistados que pretendem viajar de avião.

Bens duráveis

A intenção de compras de bens duráveis do consumidor para os próximos seis meses atingiu em outubro o melhor nível desde setembro de 2005, início da série histórica do Índice de Confiança do Consumidor (ICC).

Na análise do economista do Ibre/FGV, a boa resposta dos consumidores para a compra de bens duráveis é um fator que corrobora o cenário otimista estimado pelo brasileiro, para o último trimestre do ano.

De acordo com o economista, de setembro para outubro, no âmbito do ICC, a parcela dos consumidores entrevistados que pretendem comprar maior quantidade de bens duráveis, nos próximos seis meses, subiu de 18% para 18,4%.

Em contrapartida, no mesmo período, caiu de 29,4% para 26% o porcentual de pesquisados que informaram intenção de comprar quantidade menor de bens duráveis, nos próximos seis meses. A combinação dessas respostas levou a um desempenho de 92,4 pontos para esse quesito, em uma escala de 0 a 200 - o melhor resultado para esse tipo de pergunta, na série histórica do ICC.





Fonte: Cosmo Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201386/visualizar/