Repórter News - www.reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 15 de Maio de 2013 às 08:13
Por: KAMILA ARRUDA

    Imprimir


Em meio à polêmica envolvendo a possível transferência da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, o prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), inaugura no final deste mês a UPA da Morada do Ouro, instalada para atender todos os moradores da região Norte da Capital. 

Apesar da previsão de inauguração, a data ainda não foi fechada. O socialista aguarda a confirmação de agenda por parte do Ministério da Saúde, que deverá mandar um representante para participar do ato. 

Paralelo a isso, o chefe do Executivo Municipal ainda pleiteia mais duas unidades de saúde deste modelo para serem implantadas na Capital. “Nós já encaminhamos todos os documentos que foram exigidos, como o parecer do terreno, a localização, enfim. Agora estamos aguardando a devida homologação do nosso pleito. Acreditamos que isso deva acontecer, mas não se tem prazos determinados”, pontua. 

Como as regiões Sul e Norte já foram beneficiadas, as novas UPAs deverão atender os moradores das regiões Leste e Oeste da Capital. “Estamos sendo excepcionalizados, porque a UPA é para 250 mil pessoas. Nós já tínhamos duas que atinge 500 mil pessoas, mas em função da Copa do Mundo e outras justificativas que nós apresentamos, a Casa Civil se mostrou sensível podendo disponibilizar para Cuiabá esse benefício”, explica o prefeito. 

Mendes afirma que os terrenos são de propriedade da prefeitura e que não haverá problemas com desapropriações. Desta forma, acredita que, caso consiga trazer o benefício para Cuiabá, os problemas no setor da saúde poderão ser amenizados. 

Entretanto, a prefeitura ainda enfrenta um entrave no que diz respeito à possível transferência da unidade de saúde prevista para ser instalada no bairro Pascoal Ramos. 

Após receber reclamações por parte de líderes comunitários da região, bem como de alguns vereadores cuiabanos, a Defensoria Pública do Estado entrou na briga. 

Recentemente, o defensor-público geral, Djalma Sabo Mendes, designou uma defensora específica para cuidar do caso de perto, Fernanda Maria Cícero de Sá Soares. Ela, por sua vez, já solicitou do Palácio Alencastro informações a cerca da mudança. Quer avaliar se isto pode ou não ser feito. 

A Prefeitura ainda não forneceu as informações para o órgão. No entanto, luta no Ministério da Saúde para prorrogar o prazo para entrega da obra. Ela teria que ser inaugurada no início do mês, contudo, não saiu nem da fase inicial. 

Mendes garante que deve tomar uma decisão quanto ao assunto assim que obtiver o respaldo do governo federal. “Vamos resolver o mais breve possível”, garante. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/20188/visualizar/