Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 05:16

    Imprimir


Um grupo de pesquisadores da Universidade do Estado de Nova York (EUA) mostrou que camundongos jovens tratados com sessões de vibração acumulam menos gordura no corpo. O experimento, descrito na edição da revista "PNAS" ( www.pnas.org ) desta terça-feira, já é objeto de um pedido de patente por parte dos cientistas, que esperam conseguir estender a descoberta a humanos também.

Segundo os pesquisadores, o que explica o resultado do experimento é que a vibração usada --sessões de 15 minutos por dia-- estimula as células-tronco do corpo a se transformarem em células musculares ou ósseas, em vez de adiposas.

Ainda não está claro se o método funcionaria em adultos, mas os cientistas afirmam que será possível usar a técnica em crianças humanas, desde que o tratamento se mostre seguro e eficaz em testes futuros.

Os autores do estudo afirmam que o uso da vibração não permitiria dispensar uma dieta saudável, e não seria capaz de tornar magras as crianças obesas, mas poderia ajudar aquelas que já estão em forma a manterem o peso.

"Todos consideram a obesidade um distúrbio metabólico ou de queima de gordura, mas nosso estudo sugere que pode haver também um fator de desenvolvimento", diz Clinton Rubin, líder do estudo. "Se pudermos inibir o ganho de peso em jovens, podemos reduzir a susceptibilidade deles à diabetes e a enfermidades cardiovasculares no futuro."





Fonte: Folha Online/AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/201905/visualizar/