Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 22:50

    Imprimir


Lisboa, 18 out (EFE).- O Partido Socialista Europeu (PSE) apoiou hoje a necessidade de se fechar imediatamente um acordo em torno dos principais pontos que têm dificultado a aprovação de um novo Tratado para a União Européia (UE).

O presidente do PSE e eurodeputado dinamarquês Poul Nyrup Rasmussen disse, em entrevista coletiva após uma reunião prévia de seu partido à cúpula de chefes de Estado e de Governo da UE que começou hoje em Lisboa, que será feito "o possível" para que a crise institucional que gerou em 2005 a rejeição de Holanda e França à fracassada Constituição Européia seja superada.

Os líderes socialistas coincidiram em afirmar que é necessário "fechar" ainda hoje um acordo com relação a um dos pontos mais problemáticos: a exigência da Itália de não ver reduzido seu número de cadeiras no Parlamento Europeu (PE).

Rasmussen considerou que é preciso encontrar uma solução para a Itália e que o PSE assume que agora é o momento de se concluir o tema, que não deve ser colocado à frente da aprovação do Tratado.

O chanceler austríaco, Alfred Gusembauer, se mostrou seguro que os 27 países do bloco obterão um acordo sobre a nova Carta.

"É muito óbvio que esta noite conseguiremos concluir a tarefa e fechar anos de negociações para reformar o Tratado que vai fazer com que UE enfrente os desafios do século XXI".

"Amanhã embarcaremos na agenda do novo século", disse Gusembauer em entrevista coletiva conjunta com Rasmussen e o ministro de Assuntos Exteriores de Portugal, Luís Amado.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202352/visualizar/