Repórter News - www.reporternews.com.br
Cultura
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 15:41

    Imprimir


O baterista e compositor Pascoal Meirelles, um de nossos mais respeitados músicos, e dono de uma brilhante e admirável carreira, sobe ao palco do Allegro Bistro (Modern Sound) dia 06 de novembro, para lançar seu recente CD, um tributo ao baterista não menos brilhante e admirável, Art Blakey.

O sexteto, formado por Dario Galante (piano), Sergio Barrozo (contra-baixo), Idriss Boudrioua (sax-alto), Jessé Sadoc (trumpete), Daniel Garcia (sax-tenor), alem do próprio Pascoal, tem participação especial do percussionista Mingo Araújo. Para o lançamento, Pascoal levara não apenas a tradição do Jazz, mas também um pouco da história de Art Blakey e os Jazz Messengers, grupo formado por Art em 1948 e que revelou grande parte dos maiores músicos de Jazz dos EUA.

Pascoal Meirelles, baterista já de vasto conhecimento do mundo jazzístico, ganhou uma bolsa de estudos para o Berklee College of Music, em 1975, Boston, graduando-se em 1979. Na ocasião, tocou em vários clubes de jazz, participou do espetáculo da Broadway "Saravá", além de ter gravado o álbum duplo " Terra Brasilis", de Tom Jobim. De volta ao Brasil, tocou ao lado de Gonzaguinha, Hélio Delmiro, Maysa, Wagner Tiso, Chico Buarque, Edu Lobo, Luís Bonfá, Elis Regina,Tom Jobim, entre muitos outros. É um dos fundadores, junto com Mauro Senise, do grupo Cama de Gato, aclamado pela crítica como o mais bem sucedido grupo instrumental brasileiro dos ano 80. Em 1981 inicia carreira solo com o disco "Considerações a respeito". Em seguida, "Tambá" (1983), "Anna" (1987) "Paula" (1992), "Forró Brabo" (1998) e "Considerações", um CD compilação dos melhores momentos dos três primeiros trabalhos. "Paula" e "Considerações" foram ambos indicados para o Prêmio Sharp. Seus projetos mais recentes foram o lançamento dos Cds "Forró Brabo" e "Tom" - tributo ao Samba jazz, com o guitarrista Nelson Faria e o baixista Alberto Continentino.

No meio disso tudo, centenas de pontes áreas nacionais e internacionais para workshops na Dinamarca e Suécia, cursos nos Festivais de Ouro Preto, MG, e em Santa Maria, no RG, trilha sonora para o filme "Guerra de Canudos", aulas no Berklee Percussion Festival, em Boston e muitos, muitos shows pelo mundo afora com Paulo Moura, Robertinho Silve, grupo Cama de Gato e vários outros.

Da paixão pelo jazz nasceu este CD, Tributo à Art Blakey, gravado ao vivo no CCBB . O repertório do disco, formado por standars do jazz norte-americano também estará no show como Fala de Lee Morgan, Caravan ( Duke Ellington, Irving Mills Juan Tiso), Up Jumped Spring ( Freddy Hubbard), Blues March (Bennie Golson), Blue Moon( Rodgers& Hart), Wicht Hunt (Wayne Shorter) Close Yours Eyes ( Bernice Petkene), Moanin'n(Bobby Timmons), A Night in Tunísia(Dizzy Gillespie), That Old Feeling( Lew Brown &Sammy Fain).





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202395/visualizar/