Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 18 de Outubro de 2007 às 10:50

    Imprimir


Moscou, 18 out (EFE).- O Exército russo testou hoje com sucesso o lançamento de um míssil balístico intercontinental Topol RS-12M, a partir da base de Plesetsk, no norte do país, segundo um comunicado oficial das Forças Estratégicas da Rússia (FER).

"O míssil atingiu alvo previsto, na península de Kamchatka. O lançamento faz parte do programa de extensão dos mísseis de longo alcance", disse um porta-voz das FER à agência "Interfax".

O Exército russo pretende prolongar a vida útil dos Topol RS-12M. Ao lado dos Topol-M, eles constituem os pilares da modernização das forças estratégicas nucleares russas.

O Topol RS-12M entrou em serviço em 1987. O último lançamento de teste havia sido em agosto do ano passado.

Depois dos foguetes disparados de submarinos nucleares, os mísseis balísticos móveis em terra são os mais eficazes do ponto de vista operacional. Eles podem mudar permanentemente sua posição e burlar durante certo tempo os sistemas de detecção.

Segundo os militares russos, os Topol-M são os mísseis mais velozes de seu arsenal nuclear. Podem iludir os mais modernos sistemas de defesa e levar uma ou várias ogivas nucleares, cada uma com controle autônomo.

Os mísseis balísticos Topol-M devem substituir os sistemas de foguetes RS-18 (SS-19 Stiletto, segundo a classificação da Otan), os RS-20 Voyevoda (SS-18 Satan) e os RS-12M.

A Rússia confia nos Topol-M e nos Bulava, instalados em submarinos nucleares, para manter a paridade nuclear com os Estados Unidos pelo menos nos próximos 50 anos.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202441/visualizar/