Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 17 de Outubro de 2007 às 18:22

    Imprimir


Cuiabá começou hoje oficialmente o Movimento Paz no Trânsito, mas um relatório do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) revela que 71,8% dos moradores da capital não respeitam as leis de trânsito. Em 12 anos, a quantidade de carro dobrou na grande Cuiabá e atingiu a marca 264 mil.

A proposta do Movimento é envolver a sociedade para fazer uma reflexão sobre a realidade do trânsito em Cuiabá, que é a quinta capital mais violenta quanto ao número de acidentes de trânsito, segundo o Ministério da Saúde. Para discutir este quadro, uma grande Caminha pela Paz está marcada para o dia 10 de novembro. A caminhada vai começar às 8h, na Praça Alencastro.

Pesquisa da SMTU, divulgada nesta quarta-feira, mostra que falta de consciência aos condutores que desrespeitam o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que completou 10 anos em vigor e aparenta não 'incomodar' os infratores. De acordo com a pesquisa, 84,4% dos moradores avaliam que o trânsito de Cuiabá como violento; 78,4% diz que é desordenado e 89,4% consideram as leis de trânsito importantes, mas 71,8% não as respeitam.

As infrações mais comuns são: não usar cinto de segurança (23,8%), falar ao celular (21,3%) e avançar o sinal vermelho (13,8%). Para os motoristas cuiabanos, os principais problemas do trânsito são: excesso de velocidade (28,4%); desrespeito às regras de segurança (19,2%); motoristas alcoolizados (15,1%); falta de fiscalização (12,9%) e imprudência de pedestres (10,1%).





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/202476/visualizar/