Repórter News - www.reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 13 de Maio de 2013 às 10:43

    Imprimir


Detentos que cumprem pena no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), passaram pelo Mutirão Ampliado de Revisão Penal, a partir desta segunda-feira (13) até sexta-feira (17). O objetivo do mutirão, uma parceria com o poder judiciário, é verificar a situação das penas dos reeducandos e fazer a revisão ou a progressão da pena quando necessário. Outras unidades prisionais de Cuiabá já passaram pelo projeto.


 
De acordo com o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Possas de Carvalho, a ideia principal é humanizar o sistema carcerário e melhorar as unidades em Mato Grosso. Durante a semana, pouco mais de mil presos devem ter a pena revisada durante o projeto. Conforme o Tribunal de Justiça, o CRC tem capacidade para apenas 470 detentos.


 
Segundo o secretário, o benefício deve atingir entre 10 a 15% dos reeducandos no estado. "Essa revisão começou para rever a situação de 12 mil reeeducandos de Mato Grosso e irá para as demais comarcas do estado", disse.


 
Conforme o secretário, quatro novas unidades prisionais devem ser inauguradas em 12 meses em Cuiabá, Alta Floresta , Cácerese Barra do Garças. No primeiro mutirão, feito em fevereiro deste ano na Penitenciária Central do Estado (Antigo Pascoal Ramos), os detentos e agentes penitenciários reclamaram da comida fornecida na unidade, além de queixas sobre a superlotação e a demora no cálculo de pena dos reeducandos.


 
Sobre esse caso, Possas anunciou em até 40 dias a rescisão contratual com a empresa que fornece a alimentação para os detentos, além da contratação de uma nova empresa. O segundo mutirão deve ocorrer entre os dias 10 e 21 de junho, na PCE para analisadas a situação dos três mil detentos. Em todo o Estado serão revistas as situações de 9.563 reeducandos.




Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/20323/visualizar/