Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 21:21

    Imprimir


Uma equipe de cientistas austríacos e alemães conseguiu pela primeira vez na história inseminar com sucesso uma fêmea de rinoceronte com sêmen que esteve congelado durante três anos, informou hoje a Universidade Veterinária de Viena.

"Lulu", do jardim zoológico de Budapeste, se encontra no quarto mês de gestação. O sêmen procedeu do macho "Simba", de 38 anos, do zôo de Colchester (Reino Unido), que será pai pela primeira vez.

O filhote deverá nascer em novembro de 2008, já que o tempo de gestação nesses animais é de 16 meses.

Os pesquisadores ficaram surpresos com a boa qualidade do sêmen, que pôde ser congelado sem problemas em nitrogênio líquido.

Os zoólogos recorreram a um método especial de anestesia, desenvolvido em Viena, para aplicar o sêmen descongelado na fêmea de rinoceronte.

Segundo explicou Franz Schwarzenberger, da Universidade Veterinária de Viena, este método permitirá no futuro fornecer novo material genético de animais silvestres para a criação de rinocerontes, sem ter de transportar aos animais.

Desta forma, será possível anestesiar os machos que vivem em liberdade na África Central para obter o sêmen e congelá-lo.

Esta possibilidade abre novas perspectivas de sobrevivência, principalmente para a espécie rinoceronte branco do norte (Ceratotherium simum cottoni), a maior que existe, e da qual restam apenas três exemplares em liberdade e oito em jardins zoológicos, acrescentou o pesquisador.

"Lulu" já havia estado prenhe uma vez, de sêmen não congelado, e apesar de a gestação ter transcorrido sem problemas, o bebê nasceu morto em 2005.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/203655/visualizar/